Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Historiador perde luta contra covid. Anísio Gorayeb faleceu por falência de órgãos no Cemetron


Historiador perde luta contra covid. Anísio Gorayeb faleceu por falência de órgãos no Cemetron  - Gente de Opinião

O historiador Anísio Gorayeb, que estava internado há várias semanas na luta pela vida de pois de confirmado como portador de covid, faleceu no final da tarde deste domingo, 20, no hospital Cemetron, onde se encontrava internado. A confirmação foi feita por seus familiares, mas desde a metade da tarde já circulava um boletim médico que apontava ser a situação muito grave.

Depois de várias complicações, com os rins comprometidos, Anísio teve uma parada cardio respiratória, vindo a falecer. Nos últimos dias houve informação de que ele estava melhorando e no início da tarde uma pessoa da família disse que seu estado era “estável”.

No boletim distribuído pela equipe médica, tratava-se de um “paciente gravíssimo, com pressão baixa (hipotenso), em uso de suporte circulatório e hemodinâmico (DVA), instável hemodinamicamente”, ditando ainda haver “riscos de agravos”. 

Um amigo da família disse ele presentara boas melhoras desde o início da semana, e por isso foi reduzida a ventilação e desintubado, mas n]ao resistiu aos problemas gerados pela má função renal e do coração.

QUEM ERA

Anísio Goraieb era um incentivador da cultura, historiador, escritor, jornalista, economista, fazia parte de um grupo de pesquisadores que se dedicam à pesquisa e divulgação da memória histórica rondoniense, com destaque para a de Porto Velho, muito requisitado para palestras a estudantes e grupos sociais diversos sobre a vida na capital nos anos anteriores ao Estado.

Era funcionário público estadual desde 1983, exercendo diversos cargos públicos, autor da coluna “Fundo do Baú”, onde citava sempre personagens e fatos ocorridos em Porto Velho, além de publicar artigos em vários sites, jornais e revistas, apresentar programas de rádio e televisão. 

Pelo seu trabalho a favor da difusão da história regional, Anísio recebeu várias homenagens de órgãos como o governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Exército Brasileiro também dos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim e Ji-Paraná.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)