Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

HISTÓRIAS DO LÚCIO: A GUERRA DOS ÍNDIOS E O APOENA


  Gente de Opinião

HISTÓRIAS DO LÚCIO
Lúcio Albuquerque, repórter


O ano seria aí 1978 – o Montezuma Cruz é capaz de lembrar – e de repente ficamos sabendo que entre duas tribos (Zoró x Suruí) na região de Espigão d’Oeste estava havendo uma espécie de guerra e lá fomos nós dois até o posto Sete de Setembro, dentro da reserva Suruí .

A informação era que a disputa estava acontecendo em razão do rapto de duas índias por membros de uma das tribos, e a coisa seria resolvida na base da disputa pela força. Pode parecer coisa maluca, mas era do que nós fomos, eu e o Monte, atrás.

Chegamos ao posto e fomos direto para a casa grande, onde estaria o sertanista Apoena Meirelles, imaginando que ele estaria muito ocupado tentando negociar para acabar a disputa.

No posto, estava o Apoena: deitado em uma rede, se abanando com uma folha grande de um mato qualquer. Com aquele sorriso de sempre queria saber o que nós tínhamos ido fazer lá.

Quanto à guerra dos índios? Não, não foi como nos ensinaram os filmes americanos da conquista do oeste. Acabou dias depois. Quem venceu? Nem lembro mais se houve vencedor.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.1940 – O go

O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro – BOM DIA!

RONDÔNIA1923 - Os 99 votos da seção única (PVh) foram para o candidato ao senado Alexandre Barbosa Lima (Partido Republicano Amazonense), pleito p

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)