Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

HISTÓRIAS DO LÚCIO: '...E jogou as urnas no Candeias...'


HISTÓRIAS DO LÚCIO: '...E jogou as urnas no Candeias...' - Gente de Opinião 

Nos tempos do voto em cédula, devido às distâncias e às dificuldades de tráfego – muitas vezes uma viagem dos seringais no centro sul a Porto Velho demorava semanas, quando acabava a votação as urnas eram colocadas em lombo de mulas e conduzidas pelas trilhas até a capital do Território.

Não era raro acontecer que quando urnas de um seringal mais distante chegavam a contagem de votos já estava encerrada ou,então, a diferença entre um candidato e outro – até 1969 elegia-se apenas um deputado federal – que nem valia a pena abrir para contar.

Numa dessas eleições a comitiva fazia quase duas semanas que saíra lá pelos lados de onde hoje é Ouro Preto e vinha pelo meio das “estradas” de seringa, passando de barracão em barracão, até que a comitiva chegou do outro lado do Candeias, onde encontraram outro grupo que ia de Porto Velho para o Seringal 70 na região de Ariquemes.

Uma parada para uma golada de cachaça, um papo bom, e aí, “como é que está a eleição?”. Um dos que vinham de Porto Velho informou que a contagem de votos já havia acabado e o candidato deles ganhara. O chefe da comitiva que vinha com as urnas decidiu.

“Então vamos voltar”. E jogou as urnas no Candeias.

Fonte: Lúcio Albuquerque, repórter

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)