Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

HISTÓRIAS DO LÚCIO: LUCENA E A VITÓRIA QUE NÃO ACONTECEU


 
João Lucena Leal era delegado da Polícia Federal de onde saiu e foi contratado como delegado de Polícia Civil em Rondônia. Foi um dos responsáveis pela “limpeza” feita a mando do governador Jorge Teixeira depois que mataram o advogado Agenor Carvalho.

Em 1982 Lucena sai candidato a deputado federal, e quando terminou a contagem de votos ele estava em Ji-Paraná onde foi informado que estava entre os eleitos. Pegou o carro e veio para Porto Velho onde tinha vários policiais esperando para comemorar com um churrasco.

No dia seguinte, na lista dos oito deputados federais eleitos, o nome de Lucena não apareceu. Como? Bem há muitas estórias sobre o assunto, inclusive que teria vindo uma ordem de Brasília para que ele não ganhasse a vaga – supostamente por causa de sua ação antiterrorista no período “de chumbo”.

Uma vez conversando sobre o assunto em seu escritório, Lucena deu uma resposta enigmática: “Por que não fui diplomado?Talvez as águas do Rio Machado expliquem”.


Lúcio Albuquerque, repórter

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)