Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

HISTÓRIAS DO LÚCIO: Rosa é de mulher e azul de homem. Será?


 HISTÓRIAS DO LÚCIO: Rosa é de mulher e azul de homem. Será? - Gente de Opinião

Lúcio Albuquerque, repórter

Rosa é de mulher e azul de homem. Será?

Minha neta Letícia, do alto dos seus oito anos me questiona por eu estar com uma camisa cor de rosa. “Vovô, rosa não é cor de mulher?”.

Pois é, aos oito anos ela já está infectada até pela contínua “injeção” midiática quando o assunto são trajes usados por homens e mulheres e que geraram uma espécie de norma geral: usar rosa é típico de quem é do sexo feminino e, na outra ponta, usar azul é próprio a homens.

Lembro que uma vez um parente nosso doou um pacote de roupas usadas e veio uma camisa cor de rosa. Minha mãe pegou o pacote e como, felizmente, a filosofia era aquela do “de cavalo dado não se olha os dentes”, ela viu lá em quem cabia e pronto. Foi usada sem problemas e o meu irmão dizia que era um bom chamariz para as garotas.

Felizmente aos poucos esse negócio foi sendo colocado de lado, e hoje é muito mais comum ver homem usando a “cor de mulher”, um avanço em busca não da banalização do sexo, mas da melhora da educação,.

Bom, mas voltando à minha neta, Olhei para ela e devolvi a questão com outra – e uma conclusão. “Letícia, você tem alguma saia o vestido azul?. E ela, “Tenho, claro”.

Aí completei: “Está aí. Esse negócio de cor de roupa não em nada a ver com ser homem ou mulher”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)