Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

IGUAIS? SÓ NA LETRA DA CONSTITUIÇÃO


 
 
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes. (Constituição Federal do Brasil).
 
O que está escrito ali, aplicado à realidade brasileira, pode ser comparável àquela letra de uma escola de samba carioca que dizia: Sonhar, não custa nada...".
 
No papel, sem qualquer dúvida, é bonito, até porque mostra que o cidadão, seja ele gari, professor, lavrador ou magistrado, será tratado da mesma forma sem que se olhe se tenha um cargo a mais ou a menos, se tenha conta bancária a mais ou a menos, mas, na prática, é fácil verificar que a ementa do Art. 5º se tornou letra praticamente morta e que só atinge algumas pessoas. Outras, no entanto, têm tratamento diferenciado.
 
Ainda há alguns dias assisti a entrevista de um membro do Conselho Nacional de Justiça, em que ele citava, sem dizer efetivamente mas permitindo que a análise de suas palavras levasse a esse raciocínio, que nem todos são iguais perante a lei. Que no Brasil existem castas, claramente delineadas.
 
Ele falava a respeito daquela magistrada paraense acusada de descumprir a legislação pertinente, ap]o permitir que uma adolescente ficasse presa vários dias numa cela com vários homens e, pelo que o representante do CNJ afirmou, a citada juíza ainda cometera outro crime ao fraudar um documento.
 
A lista de beneplácitos e firulas para beneficiar membros de diversas entidades no país transforma a Constituição Federal num produto inodoro, insosso, intragável ,se alguém quiser realmente entender que o Artigo 5º deva ser cumprido como ele é, e não ao sabor de interesses fisiológicos.
 
O representante do CNJ disse que a acusada em questão poderá ser punida, sim, com aposentadoria e vencimentos. Faltou à repórter apenas perguntar a ele por qual motivo servidores públicos que cometam delitos e que acabam sendo exonerados "a bem do serviço público", não ficam também recebendo salários proporcionais ao tempo de seviço que tenham atuado, como ele disse que a juíza vai receber.
 
À entrevistadora faltou incluir a pergunta que muitos dos que estvam assistindo gostariam que tivesse sido feita: "Doutor: não está sendo violado o artigo 5º da nossa Constituição?".
 
Nesse caso do descumprimento do Artigo 5º, quem deve estar consagrado é o lema do velho jogo do bicho, aquele que apregoa "Vale o que está escrito".
 
Só que, no jogo do bicho, vale mesmo.
 
Já o artigo 5º....
 
 
 
SEMINÁRIO
 
Confirmado para esta quarta-feira próxima, dia 5 de maio, o seminário "Rondon além da linha telegráfica". SEgundo os organizadores, a Academia de Letras de Rondônia e o Departamento de História e ARqueologia da Unir, a proposta é debater questões como o positivismo e a ciência na missão Rondon.
 
PATRONO
 
O seminário será das 14 às 18 horas no teatro Banzeiros e será homenagem ao 145º ano de nascimento de Candido Mariano da Silva Rondon, dentre outras coisas patrono do Estado.
 
FRONTEIRA
 
A nova organização do Duelo da Fronteira, a disputa dos dois bumbás de Guajará-Mirim,em agosto, está buscando novos espaços que atraiam turistas. Uma campanha deverá ser lançada em breve para atingir público nas comunidades ao longo da BR-364 e Rio Branco.
 
IMPOSTO DE RENDA
 
O leão está de boca aberta, hoje, esperando apenas dar 23h59 (horário de Brasília), para faturar multa e outros penduricalhos dos que não apresentarem suas declarações de rendimentos relativos a 2009.
 
STALIN
 
No reinado de Stalin apagaram a foto em que Trotski aparecia no palanque em que Lenine discursava, tudo porque Trotski era considerado inimigo número 1 de Stalin. Já aqui, o jornalista  Humberto noticiou que uma foto da atriz Norma Benguel na "passeata dos 100 mil" teve o rosto da atriz trocado e, em seu lugar, o rosto da senhora Dilma. Ora, pertencendo a um partido que discursa sempre defender a ética, por que não houve qualquer manifestação condenando a manipulação?
 
Inté outro dia, se Deus quiser.....

Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)