Terça-feira, 5 de junho de 2012 - 20h23
I N T R A N S I T Á V E L
Falta fiscalização, inexiste educação para o trânsito, as faixas de pedestres desaparecem muito rápido e estão colocadas em locais indevidos. De quebra, quem tem o dever legal de cuidar da coisa se omite, e seus agentes preferem a multa a tentar ordenar a bagunça. É o intransitável, e cada vez mais, pior, trânsito de Porto Velho.
PERGUNTAR NÃO OFENDE: Será que o Conselho de Ética da OAB vai investigar de onde sai o dinheiro que paga advogados caros para patrocinar causas de gente como Cachoeira?
DUPLO DISCURSO
Outra vez o senhor Luiz Inácio pratica o duplo discurso. Garante ser contra e ter ojeriza ao "denuncismo", mas sua postura no caso é a de sempre: tem ojeriza apenas às denúncias que envolvam a ele e a seus chegados.
MEIO AMBIENTE
Dia mundial do meio ambiente, neste cinco de junho. Pena que a questão ambiental seja tão pouco trabalhada efetivamente. Agir na prevenção? Só quando aparece uma equipe de TV, aí a operação é desencaadeada e com promessas de ações enérgicas. Mas isso quando está acabando o período da estiagem e o mal já está feito.
SAUDOSISMO
A ideia do Chagas Neto, de criar um face para tratrar de coisas de antigamente em Porto Velho cresceu muito mais que se esperava. Além disso, é um ponto de reencontro de quem não se via há tempos, e de matar saudades.
EM DICUSSÃO
A apresentadora Ana Maria Braga e a Rede Globo foram condenadas a pagar indenização a uma juíza porque Ana Maria criticou decisão da magistrada em mandar soltar um preso, acusado de sequestro e que, a seguir, sequestrou novamente a mesma vítima, matando-a e suicidando-se em seguida. A questão tem dupla face: 1) o apresentador de TV tem direito a opinar sobre fato ocorrido? 2) O erro foi o modo como a crítica foi feita?
DATAS DE RONDÔNIA
(7 a 11 de junho)
Dia 7 – Em 1494 – Representantes de Portugal e Espanha assinam em Tordesilhas, uma cidade espanhola, o Tratado de Tordesilhas (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 8 – Em 1982 – A Lei Federal 7011 cria a Universidade Federal de Rondônia – Unir (Jornal Alto Madeira)
Dia 9 – Em 1946 – O coronel Joaquim Vicente Rondon toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 9 – Em 1970 – O presidente Emílio Médici assina ato extinguindo o Ibra e em seu lugar criando o Incra (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 9 – Em 1975 – Humberto da Silva Guedes toma posse como governador do Território (Jornal O Guaporé)
Dia 10 – Em 1986 – Quinze intelectuais fundam, em Porto Velho, a Academia de Letras de Rondônia. Foram:
Abnael Machado de Lima, Edson Jorge Badra, Emanuel Pontes Pinto, Eunice Bueno da Silva e Souza, Gesson Álvares de Magalhães, Hélio Fonseca, José Valdir Pereira, Matias Alves Mendes, Raymundo Nonato de Castro, Ary Tupinambá Pena Pinheiro, Amizael Gomes da Silva, Bolívar Marcelino, Paulo Nunes Leal, Esron Penha de Meneses e Vitor Hugo (os seis últimos já falecidos em 2012),
Fonte: Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún