Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

João Paulo II. O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE SETEMBRO!


João Paulo II. O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Surdo. Dia Interamericano de Relações Públicas. Dia dos Primos. Dia Internacional para Eliminação total de Armas Nucleares.  Católicos lembram São Cosme e São Damião, São Senador e São Nilo.

FATOS: 1580 — Francis Drake encerra sua circum-navegação da Terra. 1855- A lei dos sexagenários liberta todos os escravos com mais de 60 anos. 1871- Entra em vigor a lei do ventre livre no Brasil. 1896- José Montaury se torna o primeiro prefeito de Porto Alegre eleito pelo voto direto. 1905- Albert Einstein publica a teoria da relatividade. 1922- Benito Mussolini torna-se o primeiro ministro da Itália depois de realizar a marcha sobre Roma. 1978- Morre Albino Lucinani, o Papa João Paulo I. 1988- A China explode sua primeira bomba de nêutrons. 1992- O processo de Impeachment do presidente Fernando Collor de Mello é aberto. 2015- A Nasa anuncia a descoberta de água em córregos na superfície de Marte.

FOTO DO DIA – Faziam 33 dias que ele assumira o trono de São Pedro, com aquele seu jeito simples, risonho, e a 26 de setembro de 1978 o mundo era sacudido com a notícia de que o Papa João Paulo I fora encontrado morto em sua cama, pela freira que todos os dias o acordava. Sua morte, e a postura do Vaticano que nunca permitiu uma investigação séria, suscitam até hoje especulações a respeito de que teria sido vítima de uma conspiração. Talvez envenenado, conforme o que chamam de “teoria da conspiração”, favorecida pelo próprio Vaticano. 

HISTÓRIAS DO LÚCIO

Eu soube da morte de João Paulo I às 6h30 e fui madrugar no bispado (ao lado da catedral católica de Porto Velho). Dias antes eu viera ali para perguntar sobre a morte do antecessor de João Paulo I. Dom João, o bispo, atendeu e perguntei: “D. João, o senhor tem algo a dizer sobre a morte do novo papa?” (creio que ele ainda não soubera, tal foi sua reação). ELE: “Meu filho, você só me traz notícia de morte de papa. Traga uma notícia boa”.

Outra: Dias depois eu e o jornalista Montezuma Cruz estamos em Guajará-Mirim cumprindo pauta. Naquele tempo telefonar de lá para fora só no posto da Teleron, que estava lotado, mas conseguimos furar a fila. Mandei meu material e o Monte entrou na cabina. Alguém recebendo a matéria deve ter falado sobre eleição de Joao Paulo II, mas o Monte confundiu. Abriu a porta da cabina e gritou: “Lúcio, mataram o novo papa”. Foi uma correria; ficamos lá só eu, o Monte e a nervosa da telefonista. Naquela noite muitos em Guajará devem ter rezado pela alma do substituto de João Paulo I.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025

RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)