Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Livro vai contar histórias do prédio da velha Câmara



Um prédio terá sua trajetória contada em forma de livro. Será na próxima terça-feira, 23, às 18 horas o lançamento do livro “Resgate da História”, de autoria do escritor William Martins, obra que também vai falar da recuperação de um bem público que estava abandonado e desabando, da velha Câmara Municipal.

O lançamento de “Resgate da História” será no próprio prédio na Ladeira Comendador Centeno, onde funcionou desde 1924 a prefeitura e, depois, entre 1970 e a metade da década de 1980, a Câmara Municipal de Porto Velho e que, restaurado com recursos da própria Câmara, será inaugurado na ocasião..

A recuperação do prédio – onde também funcionou o Grupamento de Bombeiros, foi possíveis graças ao empenho do vereador Alan Queiroz, presidente da Câmara Municipal, e à compreensão dos demais vereadores que atenderam à solicitação feita por um grupo de historiadores e intelectuais liderados pela Associação Cultural Rio Madeira, ACRM, cujo atual presidente é o autor do livro.

Construído para ser a residência de um comerciante ainda na década de 1910, o prédio foi a seguir adquirido pela municipalidade e ali instalada a prefeitura, mais tarde o grupo de bombeiros e, quando da volta das eleições para vereadores, também ali funcionou o legislativo.

Mas desde quando a Câmara ganhou nova sede, no Bairro Meu Pedacinho de Chão, o local ficou inteiramente abandonado e foi se deteriorando, passando a ser ocupado moradores de rua e usuários de drogas, até que o movimento pela sua recuperação iniciou, em 2011, mas ganhou força mesmo a partir de quando o vereador Alan Queiroz foi eleito presidente do legislativo r conseguiu o apoio dos demais membros para a restauração.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)