Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

MOTO CLUBE FESTEJA 40 ANOS DO JOGO NO MARACANÃ E O BI DO COPÃO


 

MOTO CLUBE FESTEJA 40 ANOS DO JOGO NO MARACANÃ E O BI DO COPÃO - Gente de Opinião

Time Moto Clube em 1971, no Aluizão. Na foto temos seis personagens que estiveram no Maracanã:

A partir do goleiro Edson os quatro primeiros: Edson, Alcimar, Walter Santos e Bezerra; e os dois últimos da fila de baixo: Bacurau e o massagista Liberato. 

Foto: Dr. Rochilmer Rocha


Ex-dirigentes e ex-atletas do Moto Clube, que participaram do jogo da equipe alvi-rubra no Maracanã, em 1969, e dos dois títulos do Copão da Amazônia, em 1977 e 1978, vão comemorar neste sábado, com um jantar alusivo aos três eventos. 

O jogo no Maracanã aconteceu dia 21 de agosto de 1969, contra a seleção da Petrobras, reforçada por jogadores do América e do Bangu que disputavam o campeonato carioca profissional. 

Segundo o (atual) conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Rochilmer Mello da Rocha, do, foi o empresário Sílvio coelho quem conseguiu, junto à Confederação Brasileira de Desportos (CBD) que o Moto Clube fosse convidado. 

O então presidente do Moto Clube e que presidiu a delegação, Rochilmer Rocha, logo após receber a confirmação da viagem, procurou o governador do Território, Marques Henriques, que prometeu conseguir o avião da Sudeco, mas não conseguiu e as passagens foram bancadas pelo próprio dr. Rochilmer e pelo comerciante Moisés Mourão. 

Outros diretores do Moto Clube e passaram pelo comércio um "livro de ouro" para arrecadar dinheiro para as despesas e o uniforme, uma calça caqui e uma camiseta branca, foi comprado na loja Casa Saudade, em Porto Velho. 

A preparação do elenco foi acelerada e no dia 19 de agosto a delegação, que tinha como mascote o (atual) tesoureiro da seccional da OAB Rochilmer Rocha Filho, seguiu num YS-11 da Cruzeiro do sul rumo à cidade do Rio de Janeiro, onde ficou hospedada no próprio estádio do Maracanã. 

Na quarta-feira, um passeio pela cidade, o almoço na churrascaria "Porcão" e no dia seguinte o jogo, perante 140 mil pessoas, na preliminar de Brasil 6x2 Colômbia, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970, o Moto entrou no Maracanã e trouxe de lá o troféu "Petrobras", entregue pelo prsidente da empresa ao capitão Walter Santos, do Moto. 

Walter Santos, capitão da equipe, resume assima emoção: "Porque estávamos hospedados no Maracanã ficamos no vestiário da seleção brasileira e ocupamos o "fosso" onde eles depois ficaram". 

"Quando chegamos ao local do aquecimento, ainda dentro dov estiário, eu não me segurei. Enquanto os outros chamavam, "volta!", "volta!", eu subi a escadaria e dei de cara com o público, muito mais gente do que já tinha visto reunida em toda a minha vida. Não dá para esquecer aquela multidão torcendo". 

O placar andou assim: Moto 1x0, Moto 1x1, Moto 2x1, Moto 2x2, Moto 3x2, Moto 3x3 Petrobras. Pelo time porto-velhense marcaram: Manoel, Bacu e Walter Santos. 

A delegação que saiu de Porto Velho no dia 19 de agosto, foi composta por: Presidente - advogado Rochilmer Mello da Rocha; Diretor - Sílvio Coelho (empresário que conseguiu o convite da CDB para o Moto jogar); Técnico - Antonio (Odete) Nogueira; Jogadores - Edson, Toninho, Gervázio, Walter Santos, Bezerra, Alcimar, Dario, Pelado, Manoel, Bacu, Bacurau, Nazaré, Raimundinho, João Garrafa, Pepeu e Marcos; massagista Liberato e roupeiro Russo. 

Em 1977 o Moto Clube disputou o Copão da Amazônia (torneio entre campeões do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima) em Macapá e em 1978 e Boa Vista, granhando o bicampeonato, 

Este torneio era realizado entre os dias 7 e 13 de setembro.

 Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)