Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 - 09h55
RENÚNCIA DO PAPA
O Vaticano informou nesta segunda-feira, 11, que o papa Bento XVI, há oito anos no pontificado, decidiu renunciar no dia 28 de fevereiro, por entender que seu estado físico não é compatível com as exigências do cargo. Com essa decisão, Bento XVI não virá ao Brasil para o Encontro Mundial da Juventude. A renúncia de um papa não acontecia desde 1416, quando Gregório VIII saiu para evitar um novo cisma.
NADA MUDOU MESMO NO FRONT?
Nove deputados estaduais (*) que iniciam período agora de presidentes de Poderes Legislativos, estão condenados ou tendo contra si ações judiciais diversas. Há de tudo, desde envolvimento num esquema que fraudou Roraima em 200 milhões de reais até o presidente alagoano já condenado em 2003 por “improbidade administrativa”. Há 10 anos, imaginem!
Festejada como uma ação oriunda do pleno exercício da cidadania, a Lei da Ficha Limpa está aí desde 2008 mas, por vias as mais diversas, ela vem sendo colocada de lado, com raríssimas exceções e o resultado é que há poucas duvidas de que em 2014, daqui a pouco mais de um ano, qualquer editor ao comentar os próximos resultados eleitorais possa, sem qualquer receio, usar como título de sua matéria o mesmo que em seu livro usou o escritor alemão Erich Maria Remarque.
“Nada de novo no Front” foi o título daquele livro, e que também pode ser usado atualmente como a frase de Rui Barbosa, aquela de 1914 em que ele, amargurado, disse: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça..... o homem chega a ter vergonha de ser honesto".
No relativo à questão do julgamento de envolvidos, e não se tratam apenas de “crimes eleitorais”. Mas no Brasil lamentavelmente prevalece o sistema de castas em que um grupo minoritário em relação à população, tem privilégios inconcebíveis para um país onde a Constituição Federal afirma que “todos são iguais perante a Lei”.
Enquanto perdurar a legislação atual, em que há fortes evidências de que elementos diversos se acobertam de mandatos políticos para não serem julgados por seus desvios ao que diz a Lei, vai ser muito difícil vermos colocados no limbo políticos que, sem qualquer dúvida, tenham tudo para não apenas ser chamados de “ficha suja”, mas, também, de pagarem efetivamente por isso.
E compete ao Judiciário, e ao próprio STF, provar ao país que a decisão relativa ao “mensalão” não tenha sido apenas um fato isolado, mas, sim, o início tão reclamado pela sociedade, de um efeito dominó que expurgue da cena política quem não deva estar lá e ajude, dessa forma, a fazer com que o cidadão comum e a sociedade internacional confiem que, realmente, o Brasil seja um país sério, e não o que dele disse o presidente Charles de Gaulle.
Aliás, ainda no caso do “mensalão” ainda reside a dúvida se realmente os envolvidos condenados serão presos mesmo. E se não forem ficará a triste sensação de que vai continuar como o título do livro do escritor alemão Erich Maria Remarque.
“Nada de novo no Front”.
(*) Site UOL.com.br “11/02/2013 - 05h00, matéria “Réus e condenados irão chefiar nove Assembleias”.
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún