Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O Cláudio Coutinho sendo novamente reformado, mas...


 

Lúcio Albuquerque

Jlucioalbuquerque@gmail.com

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por que a Justiça Eleitoral não aceita teses de que a urna eletrônica pode ser manipulada?

BRIZOLA

Véspera de eleição é bom lembrar a frase do caudilho Brizola, quando ele disse que não desconfiava do sistema, mas lembrava que quem opera o sistema é o homem. A desconfiança cresce a cada nova eleição e há notícias de que outros países que testaram já abandonaram o sistema. Só o Brasil que não admite nem discutir.

PIAUÍ

E no interior do Piauí, um dos três estados com piores IDH, uma escola sertaneja está com vários campeões de Matemática. E os professores nem ganham incentivos pelos resultados.

REFORMA

O Cláudio Coutinho sendo novamente reformado, mas... - Gente de Opinião

O Cláudio Coutinho sendo novamente reformado. Está em tempo das federações desportivas se organizarem para usar o ginásio de esportes e não deixar que o local se transforme, outra vez, em depósito de coisa velha.

LAURA VICUÑA

Muito elogiada a Feira de ciências do colégio Laura Vicunã, evento realizado nesta sexta-feira. De um professor de Química que visitava as salas, ouvi muitos elogios para uma turma de 6º ano cujo trabalho versou sobre solos.

TRÂNSITO

Ninguém foi informado da razão, mas desde a terça-feira até sexta a passagem em frente à Companhia de Trânsito estava bloqueada. Numa cidade com tráfego cada vez mais difícil, bloquear uma rua é coisa de quem não pensa nos contribuintes.


 

E O MEU VOTO?

O jornalista, advogado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rochilmer Mello da Rocha, falecido em 2010, contava estórias e histórias nas noites dos primeiros números de A Tribuna, em 1976. Gostava de repetir uma em que a urna da região das terras de seu pai, o O Cláudio Coutinho sendo novamente reformado, mas... - Gente de Opiniãoseringalista Joaquim Pereira da Rocha, deu trabalho para ser emprenhada. Era o ano de 1958.

“Cutuba” como era a maioria dos seringalistas, Joaquim Pereira da Rocha mandou armar a festa para a votação, a votação correndo e os eleitores indo a seguir assinar a ata, tudo arrumado com a conivência do representante do Tribunal Eleitoral. O problema foi que o fiscal “pele-curta”, o gráfico Zé Paca, não tirava o olho da urna – naquele tempo o voto era no papel e a urna era de lona.

O horário do fechamento da votação estava chegando e nada de conseguirem trocar a urna com outra, igual, mas prenha.  O Zé Paca fizera marcação em cima. Aí quase no fim da tarde ele teve de ir ao banheiro mas voltou rápido.

Aberta a urna, não teve jeito. Toda emprenhada. “Cadê meu voto?”,  gritava Zé Paca quando acabou a contagem. Todos os votos para o candidato “cutuba”.

(Texto do livro O Telefone de Deus, em fase final de edição e de autoria de Lúcio Albuquerque)


 

DATAS DE RONDÔNIA

21 a 25de outubro

Dia 21 – Em 1979 – Instalada em Vilhena a Igreja Luterana Brasileira (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).

Dia 25 – Em 1877 – O imperador Dom Pedro II concede à empresa norte-americana P. & T. Collins para construir uma estrada margeando as cachoeiras do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)