Terça-feira, 6 de junho de 2023 - 06h06
RONDÔNIA
1941 – Claudina Ribeiro Dantas, Guajasrina Figueiredo e Cristina Courinos, foram as três aprovadas para o cargo de Datilógrafa, no concurso feito pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
1953 – Inaugurada em Porto Velho a maior usina de beneficiamento de borracha do país, a “São Domingos”.
1981 – Primeiro Projeto de Colonização implantado pelo Incra em 1970, o distrito de Ouro Preto do Oeste fez festa comemorando a passagem a município, o 11º do Território.
1991 – O deputado estadual Genivaldo Nunes torna-se o segundo membro da Assembleia Legislativa a falecer no exercício do mandato. O 1º foi Jô Yutaka Sato, na legislatura 1983/87.
2000 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei Complementar 233/00, a Lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico. Rondônia é o primeiro Estado a ter essa lei.
COMEMORA-SE
Dia D – invasão da Europa pelos Aliados. Dia Nacional do Profissional de Logística. Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Dia Mundial do Telhado Verde.
Católicos celebram São Marcelino Champagnat. São Norberto. São Cláudio, bispo. Santo Artêmio, Santa Paulina da Via Aurélia.
BRASIL
1938 — Nasce Luíz Gastão de Orléans e Bragança (m. 2022), herdeiro presuntivo do extinto trono imperial do Brasil. 1936 – Nasce a cantora, intérprete, compositora, instrumentista e atriz Maysa Matarazzo (n. 1936)
MUNDO
1844 — Fundada em Londres a Associação Cristã de Moços (ACM).
1961 - Morre do Carl Gustav Jung (n. 1875) fundador da psicologia analítica. 2002 — Um asteroide próximo à Terra, explode sobre o Mar Mediterrâneo e estima-se que a explosão tenha uma força de 26 quilotons, mais que a bomba atômica de Nagasaki.
FOTO DO DIA
CAFÉ SANTOS
Leitores de “O Dia na História” pediram mais detalhes sobre o “Café Santos”, a maioria quem chegou depois do “canto do fuxico” fechar as portas. Vamos lá:
O prédio pertencia ao empresário e empreendedor Joaquim Pereira da Rocha, descobridor da cassiterita no Território Federal, ainda, do Guaporé, cujo escritório era no andar superior.
Em baixo ficava o “Café Santos” (Sete de Setembro com Prudente de Moraes, e o nome seria em razão de, antes da abertura da BR-364, a maioria do que se consumia em Porto Velho chegava via porto de Santos (SP).
Era comum entrevistar personalidades locais ou clientes como os ministros Rangel Reis e Mário Andreazza (Interior), sertanistas como Apoena Meirelles, governadores, etc. Ali o líder do grupo “Melhorança”, acusado de promover colonização considerada ilegal de Espigão do Oeste, o que gerou sua prisão, concedeu uma longa entrevista ao jornalista Ciro Pinheiro.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025
RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025
RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt