Domingo, 1 de outubro de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1941 – Assinado o Tratado de Washington (Brasil/Estados Unidos). Um dos itens faz retornar a exploração da borracha nativa na região amazônica e gera o Banco da Borracha (atual Basa).
1948 – O tenente Omar Dantas, por designação da 8ª Região Militar, assume o comando da 3ª Cia de Fronteira, sediada em Porto Velho.
1981 – A CCJ da Câmara Federal aprovou o relatório do deputado Antonio Morimoto (Arena/SP) recomendando a constitucionalidade do projeto 221/81 que cria o Estado de Rondônia.
1989 – Falta só o juiz militar juiz Roosevelt Queiroz marcar a data do julgamento, para que os PMs acusados da “chacina do Palmeiral” comecem a ser julgados.
2017 – “Rondônia perde seu maior historiador – O Alto Madeira deixa de circular”, é a manchete principal do jornal que há mais de 100 anos chega às bancas e encerra suas atividades.
COMEMORE
Dia Nacional do Idoso. Dia Internacional da Terceira Idade. Dia Internacional da Música. Dia Internacional do Vendedor. Dia do Vereador. Dia Mundial da Urticária.
Católicos celebram Santa Teresa de Lisieux (Santa Terezinha do Menino Jesus). São Nicécio de Tréveris.
BRASIL
1977 –– Com a camisa do NY Cosmos, Pelé faz sua última partida oficial de futebol. 1970 — A TV Excelsior encerra suas atividades após uma grave crise financeira.
MUNDO
1774 — Marquês de Pombal publica decreto que extingue a Inquisição portuguesa. 1752 — Benjamin Franklin realiza a experiência com a pipa, provando a eletricidade nos raios. 2017 – O referendo de independência, desvinculando a Catalunha da Espanha, é considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional da Espanha.
FOTO DO DIA
A DURA LUTA PELO ESTADO
Não só em Rondônia, alguns segmentos eram contra a passagem da condição de Território a Estado. Em Brasília a batalha, em 1981, também foi grande. O MDB era contra que o governador continuasse nomeado e recomendou que a bancada toda fosse contra, e o seu único deputado do Território, Jerônimo Santana, saiu do plenário na votação final.
Mas um ator ao qual Rondônia deve muito, e que ao final se sentiu traído por ninguém menos que o governador Jorge Teixeira. Trata-se do então deputado federal da Arena/SP, Antônio Morimoto, relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça.
A manchete do “Alto Madeira” de 1 de outubro de 1981, mostrou o que foi aquela batalha: “Terminou a discussão. Governador será mesmo nomeado – Aprovado por 2 votos o projeto do Estado”, foi 21x19.
A legislatura 1979/83 foi a única em que cada Território elegeu 2 deputados. De imediato à aprovação da CCJ, o deputado Isaac Newton (Arena/RO) solicitou e conseguiu a tramitação do projeto do Estado em caráter de urgência.
(Na votação final do projeto, Santana amuado e Isaac Newton sorridente – Acervo Saudosismo Portovelhense)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri