Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 11 de maio de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 11 de maio de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

COMEMORA-SE

Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. Dia Nacional do Regae (Lei Federal 12.630/12). 

Católicos celebram Santo Inácio de Láconi. São Antimo da Via Salária

BRASIL

1852 – D. Pedro II inaugura a primeira linha telegráfica no Brasil, entre o Palácio Imperial e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. 1902 — Nasce Bidu Sayão (m. 1999), a melhor soprano brasileira. 1938 — No Rio de Janeiro, os integralistas fazem o Levante Integralista contra o Estado Novo.

 1996 — Morre Ademir Menezes (n. 1922), um dos maiores atacantes do futebol brasileiro.

MUNDO

1916 – Albert Einstein apresenta as leis gerais da Teoria da Relatividade. 1960 — Em Buenos Aires (ARG), agentes israelenses do Mossad capturam o fugitivo nazista Adolf Eichmann. 2001 – A Wikipédia é lançada em português.

FOTO DO DIA

A PRAÇA DE MUITAS PAQUERAS

“Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60”, disse em coluna (*) o historiador Anísio Goraieb. 

“Ao fundo o antigo Fórum Ruy Barbosa, depois Fórum Desembargador Fouad Darwich Zacharias. À esquerda o luxuoso Cine Teatro Resky (depois uma igreja evangélica), onde passavam os grandes clássicos de bang-bang, com John Wayne, Giuliano Gema  e outros, local onde acontecia o “mercado de trocas” dos gibis”

Até a década de 1970, aos domingos à tarde, “a “Furiosa”, Banda da Guarda Territorial, tocava no pequeno "coreto" ali existente, mas havia outra coisa a atrair os jovens: as garotas circulando na praça, com os rapazes em volta, na paquera. Quando nedm se tinha televisão e poucas pessoas a conheciam.

Ao amanhecer a 4ª feira de cinzas – ou “quarta-feira ingrata”, foliões de todos os clubes, do longínquo Botafogo ou vizinho Ferroviário, chegavam à Praça Rondon para terminar ali o reinado de Momo.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/anisio-gorayeb/do-fundo-do-bau-praca-marechal-rondon 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lim

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

Gente de Opinião Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)