Quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. Dia Nacional do Regae (Lei Federal 12.630/12).
Católicos celebram Santo Inácio de Láconi. São Antimo da Via Salária
BRASIL
1852 – D. Pedro II inaugura a primeira linha telegráfica no Brasil, entre o Palácio Imperial e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. 1902 — Nasce Bidu Sayão (m. 1999), a melhor soprano brasileira. 1938 — No Rio de Janeiro, os integralistas fazem o Levante Integralista contra o Estado Novo.
1996 — Morre Ademir Menezes (n. 1922), um dos maiores atacantes do futebol brasileiro.
MUNDO
1916 – Albert Einstein apresenta as leis gerais da Teoria da Relatividade. 1960 — Em Buenos Aires (ARG), agentes israelenses do Mossad capturam o fugitivo nazista Adolf Eichmann. 2001 – A Wikipédia é lançada em português.
FOTO DO DIA
A PRAÇA DE MUITAS PAQUERAS
“Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60”, disse em coluna (*) o historiador Anísio Goraieb.
“Ao fundo o antigo Fórum Ruy Barbosa, depois Fórum Desembargador Fouad Darwich Zacharias. À esquerda o luxuoso Cine Teatro Resky (depois uma igreja evangélica), onde passavam os grandes clássicos de bang-bang, com John Wayne, Giuliano Gema e outros, local onde acontecia o “mercado de trocas” dos gibis”
Até a década de 1970, aos domingos à tarde, “a “Furiosa”, Banda da Guarda Territorial, tocava no pequeno "coreto" ali existente, mas havia outra coisa a atrair os jovens: as garotas circulando na praça, com os rapazes em volta, na paquera. Quando nedm se tinha televisão e poucas pessoas a conheciam.
Ao amanhecer a 4ª feira de cinzas – ou “quarta-feira ingrata”, foliões de todos os clubes, do longínquo Botafogo ou vizinho Ferroviário, chegavam à Praça Rondon para terminar ali o reinado de Momo.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/anisio-gorayeb/do-fundo-do-bau-praca-marechal-rondon
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri