Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 12 de fevereiro – BOM DIA!


Vinícius Danin, jornalismo e coragem - Gente de Opinião
Vinícius Danin, jornalismo e coragem

RONDÔNIA

1925 – No cine Ypiranga  (Guajará-Mirim) luta greco-romana entre o brasileiro Domingos Souza, venceu por nocaute, e o turco J. Salin (AM). 

1953 - Recebido pelo presidente Getúlio Vargas, o governador Jesus Hosana  expos a situação e a necessidade de incentivo à economia no Território do Guaporé. (Ass. Governo)

12 – 1955 – Comerciantes e seringalistas criam em Porto Velho o jornal “O Guaporé”, o segundo com esse título – o primeiro, criado em  1947 pelo governador Joaquim Rondon, de cunho oficial, funcionou até julho de 1948.

12 – 1982 – Das 3 promessas que fiz ao assumir, duas estão obras finais, a da hidrelétrica de Samuel e o asfalto da BR. Cumprida, desde janeiro, a criação do Estado, disse a jornalistas o governador Jorge Teixeira. (Ass Com Governo)

COMEMORA-SE

Dia do Obstetra. Dia Nacional do Humorista. Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado. Dia da Intendência do Exército Brasileiro

Católicos celebram São Zenão, São Victor de Praga e São Júlio I.

BRASIL

1863 — Nasce Raul Pompeia, escritor, (m. 1895), obra principal “O Ateneu”. 1896 — Nasce Ademar Pimenta (m. 1970) treinador de brasileiro na Copa do Mundo de 1938, Brasil 3º lugar. 1931 – Nasce Chico Aanysio (m. 2012), humorista. 

MUNDO

1955 — A vacina contra a poliomielite, desenvolvida pelo Dr. Jonas Salk, é declarada segura e eficaz. 1961 — O cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a viajar pelo espaço. É dele a famosa frase: "A Terra é azul".

FOTO DIA 

Danin, jornalismo e coragem

Em 1963 dois jornalistas de Porto Velho, Vinícius Danin e Milton Alves deram até logo a centenas de pessoas na Praça Jonatas Pedrosa, subiram numa lambreta e sumiram no mundo: destino previsto, Brasília; missão: entregar ao presidente João Goulart um apelo da população para que fossem saldadas dívidas da União com empresas que abriram a rodovia, depois 364, cujo trecho estava sendo devorado pela floresta. 

Era uma espécie de missão impossível: dois homens, numa lambreta, numa rodovia que era apenas um corte em meio à imensidão da floresta amazônica, sedenta de vingança. Ao fim de uma viagem que ninguém apostaria um centavo eles estavam dentro do palácio do Alvorada, levados pelo deputado federal rondoniense Renato Medeiros, explicando ao presidente que a BR era a redenção do Brasil do Noroeste.

Na volta, agora de avião, depois de darem dezenas de entrevistas, os dois foram recebidos com festas em Porto Velho. Melhor que dias depois as empesas receberam e puderam sequenciar o trabalho. 

(F. Danin, o “pai” do Copão da Amazônia de futebol)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)