Segunda-feira, 12 de junho de 2023 - 06h10
RONDÔNIA
1938 – Relatório da empresa Madeira-Mamoré registra benefícios aos trabalhadores, incluindo escolas ao longo da ferrovia, abertas também a filhos de não funcionários.
1940 – O delegado Emídio Marques Feitoza, em nota, adverte: quem quer fazer festas, inclusive as familiares, em casas, deve requerer a devida autorização legal.
1949 – Dirigentes da loja maçônica União e Perseverança entregam ao governo do Território um prédio para servir de escola, o colégio Samaritano, em Porto Velho.
1986 – O governo de Rondônia não reconhece direito à afirmação da governadora do Acre Iolanda Fleming, de que a região de Extrema pertence àquele Estado (Ass Imp)
COMEMORA-SE
Dia dos Namorados (BR). Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (OIT). Dia do Correio Aéreo Nacional, Dia do Pastor Evangélico (data móvel)
Católicos celebram São Leão III, Santo Onofre, São Gaspar Bertoni, São Bernardo de Menton, São João de Sahagun
BRASIL
1994 – Na Austrália, o Brasil ganha (68x67 URSS) e é campeão mundial de basquete feminino. 1926 — O Brasil se retira da Liga das Nações em protesto contra planos de admissão da Alemanha. 2014 – Começa a 20ª Edição da Copa do Mundo, no Brasil.
MUNDO
1667 – O médico Jean-Baptiste Denny (FR) faz, num garoto de 15 anos a primeira transfusão de sangue. 2014 – Começa a Copa do Mundo Fifa no Brasil. 1817 — Primeira forma de bicicleta, a Draisiana, é dirigida por Karl Drais (de madeira, não tinha ´pedal).
FOTO DO DIA
“SEU” JOÃO E A REVISTA “GOL”
Década de 1970, as arquibancadas do “Aluizão” ficavam cheias, especialmente quando o jogo envolvia os “campeões de audiência” – Moto, Ferroviário, Flamengo ou Ypiranga. O público comparecia, motivado pela rivalidade ampliada pela imprensa, a semana toda badalando para o grande jogo de domingo. Era paixão pura!
Naquela época, acima de sua obrigação como editor de esportes do Jornal Alto Madeira, o veterano jornalista João Tavares Pinheiro (1934/2017), editava uma revista semanal, a “Gol”.
Na época inexistiam coisas como agora (internet, etc) e a composição era quente. Só paixão justificava editar uma revista só sobre futebol local. E “Seu” João, encarou o desafio com a “Gol” (F. capa da edição de julho 1977).
“Seu” João Tavares começou na imprensa na gráfica do jornal “O Guaporé”, depois no “Alto Madeira”, mas atuou como comentarista e narrador nas rádios “Difusora do Guaporé” (1950/60) e depois na “Caiari”.
“Seu” João foi vereador em Porto Velho, membro do Conselho Regional de Desportos e fundador da Federação de Voleibol.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri