Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 12 de março de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 12 de março de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – No mercado de Porto Velho a concorrência de dois “marchantes” beneficia a população. O preço da “carne verde” cai de 1.300 réis para 1,2.

1941 – O cientista E. Brumpi, expert mundial em combate ao paludismo, vem a Porto Velho pesquisar o índice da doença e as formas de transmissão.

1976 – Encaminhado à Confederação Brasileira de Voleibol o pedido de filiação da Federação de Voleibol, comandada pelos desportistas Chiquilito Erse e Walter Santos Barbosa.

1981 – O governador Jorge Teixeira vai a Brasília conversar com o presidente João Figueiredo sobre a minuta do projeto de criação do Estado.

1989 – O governador Jerônimo Santana constitui uma comissão, presidida pelo deputado estadual Haroldo Santos, para analisar a proposta de criar, na região de Ouro Preto, uma cidade para ser a nova capital. (FOTO DO DIA) 

HOJE É

Dia do bibliotecário. Dia Internacional da Pochete.

Católicos celebram São Maximiliano, Santo Inocêncio, São Luís Orione, 

BRASIL

1537 – Criada a vila de Ribeira de Mar dos Arrecifes, a seguir Recife (PE). 

MUNDO

515 a.C. — Acaba a construção do Segundo Templo de Jerusalém. 1947 – O presidente Harry Truman (EUA) anuncia a “Doutrina Truman”, iniciando a “Guerra Fria”. 1994 – A Igreja Anglicana ordena uma mulher, a primeira como sacerdote.

FOTO DO DIA

PORTO VELHO, A EX-CAPITAL (I)

Em 1989 os deputados estaduais eleitos em 1986 assumem dupla função: pela manhã eram legislativos. À tarde, constituintes, responsáveis por escreverem a 2 2ª Constituição de Rondônia. 

Dos 24, cinco tinham domicílio eleitoral na capital, 18 no eixo, sentido sul, da BR-364 e um era de Guajará-Mirim. Em 1986 Rondônia teve seu primeiro governador eleito, o peemedebista Jerônimo Santana e era comum lideranças do interior defenderem a mudança da capital.

Durante a campanha candidatos da faixa da BR-364 alegavam: “Porto Velho só tem a “indústria do contracheque” e que a capital, na margem do Rio Madeira, estava “de costas para o Estado”. Um defensor da ideia era o próprio Santana.

Naquela legislatura além dos 18 eleitos pela BR o líder do governo, deputado Rigomero Agra (FOTO), de Guajará-Mirim, também defendia a nova capital, a ser instalada onde hoje estão os municípios de Nova União e Mirante da Serra.

No projeto constitucional o assunto estava no Art. 9 das “Disposições Transitórias” e os mudancistas tinham como certa a aprovação. (AM – ed 19.735  Pág 1 e 3)

(Assunto continua amanhã)


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)