Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 13 de abril de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 13 de abril de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Criado em Porto Velho o Ypiranga Sport Club, para “atividades sociais, culturais e desportivas”.

1949 – Relatório do médico Rubens Brito ao governador Araújo Lima, denuncia abandono e ausência do poder público no Vale do Guaporé, cobrando a necessidade de investimentos em recursos e serviços.   

1982 – O engenheiro-agrônomo Euro Tourinho Filho denunciou manobras de parlamentares nordestinos contra a implantação do polo cacaueiro de Rondônia. Segundo ele, a maior pressão vem da bancada baiana.

1985 – Depois de um mês lutando contra atoleiros nos 330 quilômetros de distância, um comboio de caminhões saídos de Porto Velho, chegou a Guajará-Mirim, levando comida e medicamentos.

COMEMORA-SE

Dia do Hino Nacional Brasileiro. Dia dos Jovens. Dia do Office-boy. Dia Internacional do Beijo.

Católicos lembram  São Hermenegildo, São Martinho I, São Vítor.

BRASIL 

1726 - Criação da cidade de Fortaleza/CE. 1831 – Primeira execução pública do Hino Nacional Brasileiro. 1831 — No Rio de Janeiro um confronto entre nacionalistas e absolutistas, conhecido por Noite das Garrafadas. 1977 — O presidente Ernesto Geisel edita o Pacote de Abril e fecha temporariamente o Congresso Nacional.

MUNDO

1829 – O parlamento inglês concede liberdade religiosa aos católicos. 1943 — Na II Guerra Mundial: Descoberta de valas comuns de prisioneiros de guerra poloneses mortos por forças soviéticas no Massacre da Floresta de Katyn. 1964 – Sidney Poitier é o primeiro ator negro a receber o Oscar.

FOTO DO DIA

Região com grande número de balneários, localizado a 8 quilômetros a partir de Vilhena, no sentido Porto Velho, da BR-364, está o igarapé Piracolino. Conforme o professor e historiador Esron Menezes, em seu livro “Território Federal do Guaporé – Retalhos para a História de Rondônia” a denominação aconteceu por uma “situação triste, na construção da BR-364”. Esron foi, junto às empresas construtoras, o representante do governo do Território.

Uma tarde, depois de tomar muito sol na abertura da rodovia, um topógrafo achou lindo o igarapé e resolveu tomar um banho, nu. Ele não sabia que a região era infestada pelos temíveis “peixes vampiros”, como chamam também os candirus. “Foi só entrar na água e os peixes devoraram seu prepúcio”, narra Esron.

O topógrafo conseguiu sair da água e correu espalhando sangue por todo o caminho até ao posto de saúde do acampamento, onde o médico Leônidas Rachid o socorreu, mas ele perdeu o prepúcio. 

“O igarapé (foto) não tinha denominação, mas daí em diante apareceu no mapa de Rondônia com o nome que ostenta, Piracolino”, conta o livro de Esron.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)