Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 13 de julho de 2023 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 13 de julho de 2023 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 - Está confirmada a instalação de um motor gerador de energia elétrica em Espiridião Marques (G.Mirim) e a seguir funcionar um cinema. 

1941 – O delegado de Polícia de Porto Velho divulga nota informando que serão apreendidos todos materiais de casas de jogos do azar, e seus responsáveis presos.

1976 – Iniciada a construção da escola Vital Brasil, a primeira de Rolim de Moura, tendo como professora Enilda do Carmo Lopes.

1981 – Em Brasília, o deputado Gerson Camata (ES) acusa o governador de Rondônia, Jorge Teixeira, de “gastar dinheiro público em promoção pessoal”.

1987 – Em meio a denúncias e com a eleição sub judice, a CBF decreta intervenção na Federação de Futebol de Rondônia e nomeia o coronel Walnir Ferro como interventor.

COMEMORA-SE

Dia do Engenheiro Sanitarista. Dia Mundial do Rock. Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente. Dia do Cantor. 

Católicos celebram Nossa Senhora da Rosa Mística, Santa Teresa de Jesus dos Andes

Santo Henrique, Santa Cunegundes  

BRASIL

1901 – Santos Dumont contorna a Torre Eiffel, em Paris, com um dirigível. 1990 – Promulgada a Lei nº 8069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 2003 – A Brasil ganha o tricampeonato da Liga Mundial de Vôlei.

MUNDO

1917 — Ocorre a 3ª das seis aparições da Virgem Maria às três crianças de Fátima, Portugal.1930 – Com 13 seleções inicia em Montevidéu o primeiro campeonato mundial de futebol.  1985 — Acontece o concerto beneficente Live Aid em diversos locais do mundo a partir de Londres. 


FOTO DO DIA

EM PLENO FAROESTE

Era o ano de 1973 e eu vinha de Vilhena para Porto Velho. O ônibus, mais que lotado (naquele tempo não tinha ar-condicionado e a poeira era enorme no final do verão), eu dera o lugar na saída de Cacoal, há algumas horas, para uma senhora com duas crianças em seu colo, e fui ficar próximo à porta. Por isso fui o primeiro a descer, entrei no boteco, pedi uma cerveja e fui lá para fora.

De repente, dois homens, a cavalo, ambos com esporas nas botas, aqueles chapelões, nas cinturas cada um com respectivo “berro” no coldre, amarram os animais num cajueiro que servia de rodoviária.

Nunca mais esqueci: havia 5 minutos que o motorista do ônibus da Viação Mota anunciara: “Rodoviária de Presidente Médici”, 20 minutos para ir ao banheiro e almoçar”.

Para os dois entrarem abriram um corredor humano, eles foram ao balcão, pegaram uma garrafa, suponho que de cachaça, e saíram. E eu, ali, me imaginando em pleno faroeste daqueles americanos. Quando perguntei ao botequeiro quem eles eram o cara respondeu: “São jagunços do “seu” .....” 

Muitos ainda chamavam, o lugar de “33”. Hoje, felizmente, a situação é muito melhor -  foto de Presidente Médici atual.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lim

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

Gente de Opinião Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)