Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 13 de junho de 20224 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 13 de junho de 20224 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1926 – Um domingo sem “foot-ball” porque o Ypiranga não compareceu para o amistoso das equipes principais, proposto pela União Sportiva.

1943 – Dom Pedro Massa, bispo prelado do Amazonas, depois de 2 dias em Porto Velho encerra sua visita às comunidades católicas do Rio Madeira e retorna a Manaus.

1948 – Joaquim de Araújo Lima, autor da letra do poema “Céus do Guaporé”, depois hino oficial do Estado, assume o Governo do Território do Guaporé. 

1982 – A abertura da Copa do Mundo será também a 1ª vez que todas as cidades rondonienses terão TV ao vivo. Desde 1978 só Porto Velho e algumas cidades já recebem o sinal.

1984 – O reitor da UNIR, professor Euro Tourinho Filho, confirma a 1ª eleição para a reitoria, e classifica o pleito como um “marco da democracia” na instituição.

1986 – O corte de CZ$ 200 milhões do Polonoeste para Rondônia foi devido à desatenção do governo estadual com o meio ambiente, conforme o deputado estadual Cloter Mota. 

1987 – Acusando a presidência do TCE de “engavetar” o projeto de reestruturação do Quadro de Pessoal, servidores do Controle Externo do TCE ameaçam parar de trabalhar.

HOJE É

Dia do Turista. Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo (ONU). Dia Mundial do Softball. 

Católicos celebram Santo Antônio de Pádua (o Santo Casamenteiro),  

BRASIL

1763 – Nasce José Bonifácio de Andrada e Silva (m. 1838), estadista, cognominado “Patriarca da Independência”. 1980 – Morre Carlos Torres Pastorino (n. 1910), estudioso e escritor espírita.  

MUNDO

1231 – Morre Fernando de Bulhões (n. 1195), nome civil de Santo Antônio de Pádua. 1888 - Nasce Fernando Pessoa (m. 1935), grande  nome da poesia em língua portuguesa. 1917 – Aviões alemães bombardeiam Londres no 1º grande ataque aéreo da história.

FOTO DO DIA

PDS/RO – UM SACO DE GATOS (II)

Como todo partido político o PDS sempre teve dissenções internas, e o de Rondônia não poderia ser diferente. A entrada de Claudionor, e a entrega da presidência do diretório a ele logo geraram críticas, ainda que veladas.

Na época poucos do PDS se atreviam em criticar qualquer ato do governador Jorge Teixeira, o grande eleitor do partido para ganhar a 1ª eleição estadual, a de 1982, já que a lista de candidatos do PDS certamente passaria no crivo dele.

Logo depois de Teixeira decidir os 3 candidatos ao senado, sem ouvir o diretório, ocorreram as primeiras dissenções, como a de Leônidas Rachid que anunciou sua saída do PDS, mas foi convencido por amigos a ficar sendo eleito deputado federal.

Esses fatos iriam continuar daí em diante, e em 1983, mal os eleitos assumiram, começou um movimento interno inclusive com participação de candidatos eleitos e que só o foram eleitos com a força que receberam de Teixeira.

F. Urnas esperando serem abertas na eleição de 1982 (Foto Juanito/AM)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)