Terça-feira, 13 de junho de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1943 – Dom Pedro Massa, bispo prelado do Amazonas, depois de dois dias em Porto Velho, encerra sua visita às comunidades católicas do Rio Madeira e retorna a Manaus.
1948 – Joaquim de Araújo Lima, autor da letra do poema “Céus do Guaporé”, depois hino oficial do Estado, assume o Governo do Território do Guaporé.
1982 – A abertura da Copa do Mundo será também a 1ª vez que todas as cidades rondonienses receberão o sinal da TV. Desde 1978 só Porto Velho e algumas cidades já recebem o sinal.
1984 – O reitor da UNIR, professor Euro Tourinho Filho, confirma a primeira eleição para a reitoria, e classifica o pleito como “um marco da democracia na instituição”.
1986 – O corte de CZ$ 200 milhões do Polonoeste, para Rondônia, foi o resultado da desatenção do governo estadual com o meio ambiente, conforme o deputado estadual Cloter Mota.
COMEMORA-SE
33º na o do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Dia de Exu (representado na umbanda por Santo Antônio), Dia do Turista, Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo (ONU).
Católicos lembram Santo Antônio de Pádua
BRASIL
1808 –D. João VI inaugura o Jardim Botânico (RJ). 1763 – Nasce José Bonifácio de Andrada e Silva (m. 1838), o Patriarca da Independência. 1909 – Fundada a cidade de Rio Branco (AC). 1935 – Morre o poeta Fernando Pessoa (n. 1888), o mais universal da língua portuguesa. 1964 – Criado o Serviço Nacional de Informações - SNI. 1998 – Morre Lúcio Costa (n. 1902), arquiteto que desenhou Brasília.
MUNDO
1373 – Portugal assina com a Inglaterra o Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança entre nações em vigor. 1917 — 2.ª aparição de Nossa Senhora em Fátíma, Portugal.
FOTO DO DIA
AMANHÃ É DIA DE FAZER O BEM
Claro, todos os dias são para se fazer o Bem, mas 14 de junho é uma data especial, porque é o Dia Mundial do Doador de Sangue, que não dói, mas engrandece a quem a pratica.
O Bem a ser praticado – não só nessa data, mas sempre – pode ser exercitado no Mundo todo, é só agir como o bom samaritano, procurar um local de doação e se apesentar, mas é bom lembrar que há todo um protocolo a ser cumprido, visando garantir a intenção e a qualidade da doação.
Um assunto de tão grande importância que levou à mudança de assunto dessa coluna, ao invés de um a foto, e assunto, relativos à história de Rondônia, um tema da maior valia para a vida humana, a doação de sangue.
Em Rondônia você pode se informar melhor e fazer a doação em:
Porto Velho – Fhemeron – ao lado do Hospital de Base; Ariquemes - Rua: Cassiterita,– Centro; Ji- Paraná - Rua: Vilagran Cabrita – Centro; Rolim de Moura - Av. Cuiabá ao lado do Hospital Municipal; Cacoal - Bairro Josino Brito, ao lado do Hospital Regional; Vilhena - Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena.
(F. Doação de sangue/ https://rondonia.ro.gov.br/ato-voluntario-de-doar-sangue-salva-vidas/)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri