Sábado, 13 de maio de 2023 - 09h26
RONDÔNIA
1920 – O Dr. José Adolpho de Lima Avelino foi eleito novo venerável da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “União e Perseverança”, de Porto Velho. (Nota da Loja)
13 – 1950 – Criada a Associação Guaporeense de Imprensa, sob a presidência do Dr. José Ribamar de Miranda, secretário-geral do Governo. (AM)
13 – 1955 – Cresce na Câmara Federal o apoio ao projeto de lei, de autoria do deputado federal Áureo Melo (AM), para que o Território do Guaporé seja denominado Rondônia.
13 – 1976 – O governador Humberto Guedes vai a Manaus entregar, ao comando da Flotilha do Amazonas, a Bandeira do Brasil a ser usada pelo navio-patrulha “Rondônia”.
13 - 1991 – A falta de estrutura urbana é só um dos problemas de Porto Velho: que foi de 111 mil habitantes em 1970, a 400 mil em 1990, conforme reportagem do jornalista Rubens Coutinho.
COMEMORA-SE
Abolição da Escravatura. Dia da Fraternidade Brasileira. Dia do Zootecnista. Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem.
Católicos celebram a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. Santo André Humberto Fournet. Na Umbanda é “Dia dos Pretos-Velhos”.
BRASIL
1888 – A princesa Isabel, regente do império, assina a Lei Áurea, que acaba com a escravidão no país. 1767 – Nasce João Maria José Francisco Xavier de Paula Luis Antonio Domingos Rafael de Bragança, D. João VI (m. 1826). Em 1808 — O Esquadrão da Guarda do Vice-Rei do Brasil foi reorganizado pelo Príncipe Regente D. João, e tornado o 1º Regimento de Cavalaria do Exército (atual: Dragões da Independência).
MUNDO
1940 — Em Londres o novo 1º ministro . Winston Churchill faz seu mais famoso discurso, "Sangue, Suor e Lágrimas", elevando o moral do povo inglês na luta contra os nazistas. 1950 — Prova inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1 na Inglaterra, vencida pelo italiano Giuseppe Farina. 1981 — O Papa João Paulo II foi atingido por três tiros, disparados por um homem turco, em um atentado na praça de São Pedro, no Vaticano.
FOTO DO DIA
Natural de Roraima, a advogada Zelite Carneiro atuava em Boa Vista (RR), onde exercia a presidência da seccional da OAB. Em 1981, aprovada em concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, foi designada para a Comarca de Ji-Paraná (RO), e em 1983 veio a compor o quadro em formação do Ministério Público de Rondônia.
Entre 1993 e 1995 foi Procuradora Geral de Justiça, e em sua administração foi criada a Fundação Escola Superior do Ministério Público de Rondônia.
Em 1997 Zelite Carneiro torna-se a primeira mulher a compor o Colégio de Desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia, presidindo o colegiado no biênio 2008/2009, a primeira mulher a exercer tal função no Estado.
Além da atividade na área profissional, é também poetisa e escritora, membro, desde 2002, da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira de número 27.
Ainda em J-Paraná a promotora de Justiça Zelite Carneiro (FOTO) teve de enfrentar um problema: o juiz não enviava a ela nenhum processo, passando a um promotor ad-hoc, o que foi resolvido com a intervenção de uma autoridade do Tribunal em Brasília.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri