Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 14 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 14 de junho de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – Com polícia “embalada” nas ruas, advertências da direção da EFMM e ameaças de violência, Porto Velho elege um dos candidatos a intendente (vereador) devido à renúncia do titular.

1925 – O casal Antônio Moreira de Andrade e Maria Alves de Andrade, pedem “óbolos” para ajudar a construir uma capela dedicada a São Francisco de Assis, na Rua Campos Sales.

1990 – “Para que Extrema seja mantida como parte de Rondônia, só falta o governo federal cumprir o que diz a Constituição”, diz o governador (RO) Jerônimo Santana.

1981 – Está nas mãos da Justiça a proposta de acordo feita pelo Incra para resolver o problema das 140 famílias que se instalaram numa área do pecuarista Antonio Leite de Oliveira.

1984 – Diretores de escolas de Rondônia encerram seminário cobrando aos pais, que tenham mais responsabilidades na educação de seus filhos, para evitar  problemas futuros.

1987 – Supermercados das maiores cidades do Estado retomaram a remarcação dos preços dos produtos, elevando muito o custo de vida da população.

HOJE É

Dia Universal de Deus. Dia Mundial do Doador de Sangue. Dia do Solista. 

Católicos celebram São Eliseu profeta, Beata Nhá Chica,

BRASIL

1822 – É assinado na Bahia o 1º documento a manifestar oficialmente o desejo de independência do Brasil. 1909 – Morre Afonso Pena (+ 1847), 5º presidente do Brasil (1906 a 1909) assinou o contrato para construção da EFMM. 

MUNDO

1966 — Vaticano abole o Index Librorum Prohibitorum ("Índice de Livros Proibidos"), instituído em 1557. 1985 — A Comunidade Económica Europeia assina o Acordo de Schengen que estabelece uma zona de livre circulação sem controlos fronteiriços.

FOTO DO DIA

NA VILA, O PRESO NA CORRENTE

O camarada apronta, vai preso e o delegado manda que ele leve um bilhete ao policial na delegacia. O aprontão vai e é levado ao xadrez. Em Porto Velho o   delegado Feitosa, agia assim. 

Em Guajará-Mirim, onde o capitão Alípio prendia e dizia ao malfeitor: “Meu camaradinha, vá na frente. Eu o sigo”, e o cara ia para a delegacia.

Em Vila Rondônia, década de 1960, punido pelo governador o tenente Brasil assumiu a delegacia. Ele não tinha policial, nem local para guardar preso resolvendo o problema de modo que, nos dias de hoje, nem pensar...

Como narram o jornalista Roberto Gutierrez (https://folhaderondonianews.com) e o escritor Abel Neves (“A Caminho de Ji-Paraná). Na Vila o tenente consegue apoio de Abel Neves, o 1º administrador da localidade que desde 1977 é Ji-Paraná.

Sem cadeia, o preso era amarrado a uma corrente “chumbada”  numa árvore, próximo à (hoje) agência do Banco Itau. Ali o “aprontão” ficava acorrentado, até que o Tenente Brasil decidia seu destino.

Foto Ji-Paraná década de 1970 - acervo https://portaljipa.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)