Terça-feira, 18 de abril de 2023 - 06h07
RONDÔNIA
Dia 18 – 1920 – Lotação esgotada no Clube Internacional e muitos aplausos à apresentação da peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica da cidade.
Dia 18 – 1976 – Após instalar um posto de saúde e uma escola em Rolim de Moura, o governador Humberto Guedes ouviu dos moradores o pedido da criação do município.
1985 – O chefe da Casa Civil, desembargador Hélio Fonseca, não recebeu documento reivindicatório dos professores em greve e o movimento tende a se espalhar pelo Estado, com apoio dos alunos.
1990 – A criação da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim é um dos temas da reunião do próximo sábado, 21, em Guayaramerin (Bolívia) para um acordo binacional na fronteira.
1990 – A “terra de ninguém” de 22Km, entre os municípios de São Miguel e Nova Brasilândia, deve ir para a arbitragem, conforme o deputado Amizael Silva, relator da matéria na Assembleia Legislativa.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Livro Infantil. Dia Mundial do Radioamador. Dia do Amigo/Dia Internacional da Amizade. Dia Internacional dos Monumentos e Sítios ou Dia do Patrimônio Mundial.
Católicos celebram Sant Galdino. Santo Apolônio.
BRASIL
1873 - Ocorre a primeira Convenção republicana, em Itu (SP) e criado o Partido Republicano Paulista (PRP), 1º movimento republicano no Império do Brasil. 1882 – Nasce Monteiro Lobato (m. 1948), o “pai da literatura infantil do Brasil”. 1945 – O presidente Getúlio Vargas anistia todos os presos políticos. 1998 — Morre Nélson Gonçalves (n. 1919), intérprete de “Ronda”, “Volta do Boêmio” etc.
MUNDO
1506 — Começa a construção da Basílica de São Pedro em Roma. 1857 — Allan Kardec publica “O Livro dos Espíritos”, o que marca o surgimento do espiritismo. 1879 – Morre Albert Einstein (n. 1955), “pai da física moderna”, autor da “Teoria da Relatividade”. 1925 - Criada em Paris a União Internacional de Radioamadores (IARU).
FOTO DO DIA
BREAK, BREAK, BREAK. Em várias etapas da História do Mundo, no Século XX, essa chamada de emergência representou para muitas pessoas uma oportunidade a mais, e única.
Ainda durante a tragédia de Petrópolis, há pouco mais de um mês, quando praticamente os sistemas de comunicação locais entraram em colapso e um grupo de homens e mulheres passou a fazer parte do sistema de Defesa Civil.
Eles são os radioamadores, cuja data maior é 18 de abril, de fundação, em 1925, da União Internacional de Radioamadores – IARU. Na história de Rondônia o radioamador, grupo formado por profissionais dos mais variados ramos, participou em momentos especiais, como durante a abertura da rodovia BR-29 (364), nos contatos com as empresas e os acampamentos perdidos no meio da selva.
No mundo da internet o radioamadorismo, prática pioneira nas telecomunicações, deixou de ocupar o primeiroplano, mas seu uso ainda é importante também em locais desertos ou de mata fechada, onde o sinal do celular não chega.
“Alô….Câmbio…. Desligo!”
(F. Radioamador Aldenir Courinos (RO), prefixo PW8ACE, operando)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri