Domingo, 19 de fevereiro de 2023 - 06h06
1920 – A Polícia em Guajará-Mirim informa: 561 pessoas moram na Vila (146 casados, 21 viúvos e os demais solteiros. No registro de profissões uma chama a atenção: 52 jornaleiros.
1957 – Abertas inscrições para o Exame de Admissão à 1ª série do ginasial e para o curso Pedagógico.
1982 – O Exército e a Polícia Técnica investigam o atentado contra o quartel da 17ª BIS, quando pistoleiros atiraram e por pouco não atingiram o sentinela da hora.
1997 – Inaugurado o sistema de telefonia celular em Ji-Paraná.
COMEMORA-SE
Dia do Esportista (BR). Dia Mundial da Baleia.
Católicos reverenciam São Conrado Confalonieri, São Gabino.
BRASIL
1649 — Batalha final de Guararapes, expulsando os holandeses do Brasil. 1921 - Fundado o Jornal Folha de São Paulo. 1972 – Na Festa da Uva (RS) o país tem a 1ª transmissão de TV em cores. 1974 - Criado o Parque Nacional da Amazônia (PA). 2017 — Morre em acidente aéreo o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no STF.
MUNDO
1473 - Nasce Nicolau Copérnico (m. 1543), “o pai” da astronomia, autor da tese de que a Terra, e todos planetas do sistema solar giram em torno do sol. 1963 – A publicação do livro “A Mística Feminina”, de Betty Friedan, acelera o movimento feminista no mundo.
FOTO DO DIA
Esportistas Rondônia sempre os teve, nos mais diferentes esportes, desde a época da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, sendo os primeiros os funcionários da construtora, que mandaram construir uma quadra de tênis, registrada pelas lentes de Dana B. Merril que, provavelmente, pode ter sido o autor de fotos existentes na parede interna da capela de Santo Antônio, com atletas prontos para uma corrida.
Em 1917, na Baixa da União, foi criado o Porto Velho Football Club, que dois anos depois deu lugar ao Ypiranga Sport Club, e já em 1925t tínhamos, conforme o jornal Alto Madeira, o I Campeonato local.
Mas o esporte não se restringiu apenas ao futebol. Com o passar do tempo surgiram equipes de basquete, voleibol, de atletismo, natação etc, com destaque também ao esporte paraolímpico cujos resultados foram graças ao trabalho e dedicação do professor Sílvio “Cubiu”.
Mas um nome se destaca dentre os esportistas rondonienses, o do jornalista, ex-atleta e dirigente esportivo Walter Santos (foto), falecido na última terça-feira, que pelo seu trabalho foi honrado com a Ordem do Mérito Marechal Rondon, e cujo desaparecimento deixa em aberto um espaço enorme e difícil de ser preenchido.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri