Domingo, 19 de maio de 2024 - 07h57
RONDÔNIA
1914 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt é recebido como herói em Nova York, ao retornar da Expedição Roosevelt/Rondon pela Amazônia.
1921 – O major Salustiano Corea, assume a interventoria do município (MT) de Santo Antônio do Rio Madeira, até a posse do prefeito a ser eleito em agosto.
1946 – Em Guajará-Mirim o governador Joaquim Vicente Rondon repete o discurso feito na capital”: “Temos de diversificar a economia como forma de fortalecer o Território”.
1946 – Jornal O Globo noticia ter o presidente Eurico Dutra a pretensão de criar um departamento no Governo Federal, específico para assuntos dos Territórios.
19 – 1956 – A diretoria do Aéreo Clube de Porto Velho comunica: todos animais encontrados pastando no campo de pouso do Caiari serão abatidos, conforme norma de Proteção ao Voo do DAC.
1985 – O PDS, um dos membros da coligação der apoio ao governador Angelo Angelin (PMDB), propõe uma trégua de 90 dias em relação ao governo estadual.
1990 – As delegacias da capital estão superlotadas, com mais que o dobro de presos por cela, e policiais civis reclamam de dupla função, a investigação e a guarda de presos.
HOJE É
Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.
Católicos celebram Pentecostes, Santa Maria Bernarda, São Dunstano (também por Ortodoxos e Anglicanos)
BRASIL
1975 – Nasce Delma Gonçalves, a “Pretinha, um dos grandes nomes do futebol feminino. 2006 – O alpinista Vitor Negrete morre horas depois de ser o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest
MUNDO
1935 - O arqueólogo britânico, soldado, estudioso e escritor Thomas Edward Lawrence, o famoso espião britânico "Lawrence da Arábia", morre em acidente de moto.
FOTO DO DIA
UM ATALLAH QUE FEZ HISTÓRIA (II)
Em 1983 Jacob Atallah foi um dos dois rondonienses dentre os 24 eleitos para escrever a 1ª Constituição do Estado – o outro foi o também médico Osvaldo Piana (*).
Jacob fora prefeito de Porto Velho (1972/74) tendo uma Câmara com maioria do PMDB, partido pelo deputado federal Jerônimo Santana, crítico contumaz dos da administração do Território.
“Ele era muito equilibrado e a sua experiencia ajudou muito. Raramente o vimos alterar”, lembrou o mais jovem dos constituintes, Silvernani Santos, do PDS, o único presidente da Assembleia Legislativa, a assumir o governo, 12 dias em 1994.
Seu principal adversário, o líder da bancada do PMDB deputado Tomás Correia lembra: “Era um homem íntegro, com quem muito aprendi, apesar de opositor. Nossas diferenças políticas não me fizeram perder o respeito por ele”.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri