Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 2 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 2 de junho de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

FOTO DO DIA

A NOSSA CULTURA DE 1 SÉCULO

Um fato capaz de interessar a nossos historiadores, com certeza, é buscar saber como era possível, numa comunidade na qual muitos nem sabiam falar direito a “última flor do Lácio”, tivesse tanta atividade cultural.

Aí por volta de 1913 havia em Santo Antônio, conforme o jornal “Extremo Norte”,  grupos teatrais, uma orquestra sinfônica e um coral composto pelas mulheres “da nossa melhor sociedade”.

A jovem Labibe Aiéch (por casamento Bartolo), 1909/2011, em entrevista concedida ao Zé Carlos Sá e da qual participei, lembrava: ainda em sua adolescência, atuava como atriz, declamadora e cantora no cine Teatro Phenix.

Porto Velho teve funcionando uma entidade formada por artistas e operários, sendo comuns, naqueles tempos da cidade, a realização de “soirées” ou apresentações de orquestras onde o piano era presença obrigatória.

Já nas edições dos jornais da época há registros destinados à cultura, especialmente à poesia. Depois foi a vez das noites embaladas pelos seresteiros, talvez o mais famoso tenha sido Jorge Andrade (Foto)

RONDÔNIA

1776 – Começa a construção do Real Forte do Príncipe da Beira, hoje na região do município de Costa Marques.

1909 – À frente de uma comitiva formada por militares e cientistas, Rondon inicia, na serra da Juruena (MT) a caminhada para a Serra do Norte e o Rio Madeira. 

1921 – Com base em fatos no bairro “Favela” e no município de Santo Antônio, inicia, no Clube Internacional a temporada da peça “Com eira e com beira”, com  roteiro, direção e atores locais.

1946 – O prefeito Carlos Mendonça, via portaria, determina que se forme fila de compradores de “carne verde” no mercado municipal e cada pessoa só pode comprar 2 KG/dia.

1952 – A União dos Estudantes Secundários do Guaporé, devido ser o mês de junho o de provas parciais, suspende a contagem de votos do concurso “Rainha dos Estudantes”, até agosto.

1986 – Além do PMDB, que já definiu Jerônimo Santana como seu candidato a governador, agora foi o PFL que terá o senador Odacir Soares na disputa.

1989 – Bancos que financiaram colonos em Rondônia, estão retomando as terras e revendendo em leilões, causando o esvaziamento do campo, denunciam lideranças rurais.

HOJE É

Dia de Sair mais cedo do Trabalho. Dia Internacional da Prostituta. 

Católicos celebram Santos Marcelino e Pedro da Via Labicana, Santo Eugênio I, Santo Erasmo, Santo Atanásio ,  

BRASIL

1917 – O Brasil revoga sua neutralidade na I guerra mundial e aborda barcos alemães. 1991 – Nelson Piquet vence o GP do Canadá, sua última vitória na Fórmula 1.

MUNDO

1896 — Guglielmo Marconi solicita a patente de seu telégrafo sem fio.  1953 – Elizabeth Alexandra Mary, a rainha Elizabeth II (1926/2022) é coroada na Inglaterra e reinou até 2022.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)