Sábado, 21 de dezembro de 2024 - 07h20
RONDÔNIA
1955 – Ilza Melo Pessoa vence o 1º Desfile Elegante Bangu de Porto Velho, com o modelo “Noite Tempestuosa”, da modista Floripes Carvalho.
1981 - Editorial “Os Horizontes de Rondônia”, do jornal “O Globo”, reconhece o potencial do Território, e cobra à União que não o engesse como faz com outros Estados.
1984 – O deputado Amizael Silva, único do PDS certo em votar em Paulo Maluf no colégio eleitoral previsto para janeiro, renunciou seu direito ao voto, pressionado por pastores da Assembleia de Deus, favoráveis a Tancredo Neves.
1988 – Com participação de deputados favoráveis à proposta, o governador Jerônimo Santana reúne com o seu secretariado para discutir o projeto de interiorização da capital rondoniense.
1989 – A autorização do prefeito Chiquilito Erse para camelôs se instalarem na Rua Barão do Rio Branco, é muito criticada pelos lojistas que taxam a norma como ilegal.
1990– Estudo feito por um engenheiro de minas canadense garante: o Rio Madeira tem 5 milhões de toneladas de ouro, mas a forma da mineração está errada.
HOJE É
Dia Internacional da Solidariedade Humana. Dia do mecânico.
Católicos celebram São Domingos de Silos, São Filogónio, Santo Ursicino, Beato Vicente Romano, Beato Miguel Piaszczynski,
BRASIL
1907 — Instituído o Decreto de Depósito Legal da Biblioteca Nacional do Brasil.
MUNDO
1985 – O papa João Paulo II institui a Jornada Mundial da Juventude. 1971 — A organização internacional Médicos sem Fronteiras é fundada por um grupo de jornalistas.
FOTO DO DIA
José Campdelli foi o 20º governador do Território, ficando na função de novembro de 1967 a dezembro de 1969. Com a grande maioria dos governadores ele também era militar, e, apesar de pouco citado dentre os que ocuparam a função, Campdelli realizou serviços importantes.
Em seu período Campdelli estabeleceu os planos diretores dos dois únicos municípios existentes, Porto Velho e Guajará-Mirim, sendo dele também os primeiros estudos para criação do Banco de Rondônia, deu estrutura administrativa para o governo do Território.
O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE JANEIRO!
COMEMORA-SEDia do Carteiro. Dia dos Correios e Telégrafos. Dia Nacional da Bossa Nova.Católicos lembram São Paulo (data de sua conversão), Santo Ana
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando