Sábado, 20 de maio de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1926 – O jornal Alto Madeira noticia a prorrogação, até dezembro, do “estado de sítio” decretado pelo presidente Washington Luís.
1928 – O pastor Januário Soares realiza o primeiro culto da Assembleia de Deus, em Guajará-Mirim.
1975 – O coronel Humberto da Silva Guedes é nomeado governador de Rondônia (23º desde a criação do Território em 1943), implantando vários projetos que ajudaram na criação do Estado.
1984 – Muito choro e emoção das primeiras soldados da PM feminina de Rondônia, na conclusão do curso de sobrevivência na selva, último estágio para ingresso na corporação.
1986 – Lei estadual cria o município de Alvorada do Oeste.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, Dia Nacional do Pedagogo, Dia Nacional do Medicamento Genérico, Dia do Comissário de Proteção da Infância e da Juventude, Dia Mundial da Abelha, Dia Mundial da Metrologia
Católicos lembram São Bernardino de Sena, Santa Áurea de Óstia,
BRASIL
1880 — Morre Ana Néri (n. 1814), patrona da brasileira.1967 – Nasce o padre e cantor Marcelo Rossi. 1989 — Criação de Palmas, capital do Tocantins. 2007 — O jogador Romário, marca seu gol mil, na vitória do Vasco 3x1 Sport (Recife).
MUNDO
325 – Inicia o concílio de Niceia, o primeiro Concílio Ecumênico realizado pela Igreja Católica. 1875 — Assinatura da Convenção do Metro por 17 nações, criando o Sistema Internacional de Unidades. 1983 — Primeiras publicações da descoberta do vírus HIV que causa a AIDS na revista Science por Luc Montagnier.
FOTO DO DIA
BAINHA, O MESTRE DO SAMBA
Você já imaginou uma escola de samba que não tenha mulher, porta-bandeira, ala das baianas e coisas mais assim? E que, mesmo formada apenas por homens, tinha também “cordão de isolamento”? Quem contou isso ao jornalista Zé Catraca (1947/2021) foi o mais conhecido e respeitado sambista de Rondônia, Waldemir Pinheiro da Silva, mas que até quem não é do samba o conhece pelo apelido, sempre precedido de “mestre”: Bainha (*).
“Não tinha mulher nem pra fazer remédio. Tanto no Bloco Prova de Fogo, como as escolas de samba Deixa Falar e Triangulo Não Morreu”.
Bainha foi um dos fundadores da escola de Samba Os Diplomatas uma das mais antigas da Amazônia. Foi também um dos fundadores dos blocos “Só Vai Quem Bebe” “Bloco do Bode”, “Zé Atraca”, das escolas de samba Mocidade Independente do KM-1, Unidos da Castanheira, Unidos da Nova Porto Velho etc, e é reconhecido dentre os três melhores compositores de samba enredo do Estado.
Na foto o Bainha, entrevistado pelo jornalista e historiador Anísio Gorayeb.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/bainha-o-mestre-dos-sambistas-de-rondonia-i
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025
RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025
RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt