Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 21 de abril de 2023 – BOM DIA!


O DIA  NA HISTÓRIA 21 de abril de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1947 – A Panair do Brasil, empresa única na viação aérea atendendo Porto Velho e toda a Amazônia, suspendeu suas viagens para a região, alegando necessidade de subvenção federal para retomar as linhas. 

1971 – O pesquisador Frederico Monteiro Álvares Afonso se instala em Ouro Preto e inicia o plantio do cacau na região.

1974 – O Incra inicia a implantação do projeto Burareiro (com vistas ao cacau), na região de Ariquemes.

1976 – O agrônomo Roberto Uchoa critica a desatenção do governo com o abandono em que se encontra a sede do município de Santo Antônio do Madeira, o primeiro criado em Rondônia, extinto em 1945. 

1988 – O Flamengo (PVh) foi o campeão do 1º Campeonato Rondoniense de Tae-kwon-do, realizado na quadra do colégio Carmela Dutra.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Paz no Trânsito, Dia de Tiradentes (feriado nacional), Dia da Polícia Civil, Dia Internacional da Criatividade (ONU), Dia Nacional dos Metalúrgicos,

Católicos celebram São Conrado de Pharzam, Santo Apolônio, Santo Anselmo 

BRASIL

1792 — Morre Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, (n. 1746), patrono das Polícias Militares. 1920 — Nasce Anselmo Duarte (m. 2009), ator, ganhou a Palma de Ouro em Cannes, com o filme “O Pagador de Promessas”. 1960 – Brasília passa a ser a capital brasileira. 

MUNDO

2009 — UNESCO e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos lançam a Biblioteca Digital Mundial. 1864 – Nasce o sociólogo e economista alemão Max Weber (m. 1920), o “pai” da Moderna Sociologia.

FOTO DO DIA


Desde que a construtora da Madeira-Mamoré mudou seu principal canteiro de obras para Porto Velho (1907), a cidade de Santo Antônio começou a perder a sua importância como a principal cidade da calha do Rio Madeira, e de sede da estrada de ferro passa a ser só uma estação ferroviária.

Distante 7 Km de Porto Velho, Santo Antônio teve agravada sua situação porque, dois anos após o presidente Getúlio Vargas criar o Território Federal do Guaporé (1943), o município, criado em 1912, foi considerado extinto, passando a compor a área urbana da capital do Território.

Em 1976 o agrônomo Roberto Uchoa, ex-secretário de Agricultura e Produção do Território, denunciou o estado de abandono do que restou de Santo Antônio, e que a floresta está se recompondo, caindo sobre o que restou de casas e prédios públicos.

A superstição, devido à falta de estrutura mínima na cidade, também ajudou no abandono. Era comum, na época, mesmo em seu auge, moradores de Santo Antônio aconselharem pais e deixarem a cidade porque era imensa a quantidade de bebês que morriam  logo após nascerem, como afirmou ao jornal Alto Madeira, em 1976,   o funcionário público Deroche Pequeno Franco, na foto com a esposa, Dona Francisca.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)