Sexta-feira, 21 de julho de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1918 – O capitão Rondon chega a Ariquemes dia 20, inspecionando os postos telegráficos implantados por sua equipe (1907/09), e é esperado dentro de uma semana em Porto Velho.
1918 – Um mal desconhecido está dizimando os animais de carga de vários seringalistas da região, e atacando a tropa de burros dos postos da linha telegráfica.
1940 – Portaria assinada pelo delegado Emídio Marques Feitosa proíbe venda de bebidas alcoólicas a menores de 15 anos e suas presenças em bailes noturnos.
1951 – Com apoio da Madeira-Mamoré, da prefeitura e do governo do Território, Porto Velho sediará pela 1ª vez a reunião distrital (Acre, Amazonas e Guaporé) do Rotary Clube. (AM)
1983 – O diretor local do IBGE Glaber Magalhães vai levar à direção nacional do órgão o relatório técnico aprovando as criações dos municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras.
COMEMORA-SE
Dia do Dançarino de Salão. Dia Nacional do Garimpeiro. Dia dos Mortos da Marinha. Dia do Junk Food.
Católicos celebram Santo Ezequiel, profeta. São Lourenço de Brindisi .
BRASIL
1902 - Fundação do Fluminense Football Club. 1906 — A cidade do Rio de Janeiro sedia a Conferência Internacional dos Estados Americanos, a primeira vez no Brasil. 1994 - Artistas e personalidades são proibidos de aparecer em programas eleitorais na TV.
MUNDO
1952- Nasce Robin Williams (m. 2014), um dos maiores atores do cinema. 1983- Na Antártica, a menor temperatura até os dias de hoje, de -89,2.
FOTO DO DIA
PIONEIROS DO D. BOSCO
Em dezembro de 1950 um momento pioneiro: a realização, nas dependências do Colégio D. Bosco (ainda no prédio ao lado da Catedral do Sagrado Coração de Jesus), as festividades da primeira Turma de Concluintes do Curso Ginasial.
Na ocasião foi realizado um almoço festivo, com a presença do bispo prelado Dom João Batista Costa, padre Ângelo Spadari, diretor da instituição, e todos os padres e professores, além de convidados.
Foram nove os concluintes da turma pioneira: Carlos do Rosário Nascimento (Orador); Hamilton dos Santos; José do Carmo Oliveira; Mac Donald Rivero; Moisés Benchetrite; Olavo de Castro; Paulo Lima Verde; Sebastião Araujo Lima e Virgílio Guedes de Lyra.
O orador Carlos do Rosário Nascimento lembrou em discurso o período de estudos, as dificuldades, e a responsabilidade de cada um na nova caminhada.
Instalado na década de 1930, o Colégio Dom Bosco foi responsável pela formação de gerações de rondonienses, e encerrou suas atividades há poucos anos.
(Com informações e foto do pesquisador Aldenir Courinos).
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri