Quinta-feira, 21 de setembro de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1913 – Inaugurada o primeiro templo católico de Rondônia, dedicado a Santo Antônio de Pádua, no município de Santo Antônio, extinto em 1945 quando passou a ser um bairro de Porto Velho.
1943 – O Território do Guaporé terá 4 municípios: Guajará-Mirim, Porto Velho, Lábrea (retorna ao Amazonas em 1944), Santo Antônio (depois incorporado como bairro a Porto Velho).
1981 – Com previsão de passar a Estado, já há candidatos em Rondônia. Serão eleitos vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, e senadores. Não há previsão de eleição a governador.
1982 – Pilotos que atuam no aeroclube de Porto Velho denunciam não terem qualquer direito trabalhista assegurado e que em caso de acidente as famílias ficarão desamparadas.
1985 – Uma menina de 13 anos, mordida por um cão em Porto Velho, morreu vítima de hidrofobia, o primeiro caso em Rondônia nos últimos cinco anos, segundo a Secretaria de Saúde.
COMEMORE
Dia do Adolescente, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia da Árvore, Dia Internacional da Paz (Unesco), m.Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
Católicos celebram Santa Efigênia, São Mateus Apóstolo,
BRASIL
1915 — Estreia a primeira versão (muda e em branco e preto) do filme A Moreninha (Outra versão é de 1970). Em 1963 — Inaugurada a TV Coroados (Londrina/PR), citada como a 1ª emissora de TV do interior do Brasil.
MUNDO
1949 — Início da Era de Mao Tse Tung, proclamada a República Popular da China. 2003 — A Nasa manda a sonda Galileo para seu impacto final na camada atmosférica de Júpiter.
FOTO DO DIA
Três dias depois de chegar a Porto Velho, tive uma pauta: fazer uma matéria em Vilhena, que eu imaginava ficasse a algumas horas de Porto Velho. Horas de carro. Ledo engano e a solução - haja vista em jornal praticamente todas as pautas são “para ontem”, lá fui eu em busca de como chegar mais rápido. “De avião”, responderam.
Telegrama para a redação do jornal – a sede numa cidade que colunistas sociais chamavam de “sul maravilha”. Telegrama era o meio mais rápido e dois dias depois, duas horas de avião sobrevoando o colear do traçado da BR-364, eis-me em Vilhena, infinitamente diferente da cidade de hoje.
Chegamos umas 9 da manhã e fui buscar a notícia. Quando deu fome, o taxista que contratei e rodava comigo, sugeriu: “Ali é o Hotel do Gustão, tem almoço lá”. O cara não quis almoçar, ia comer em casa. À tarde fomos em busca de outras informações.
Missão cumprida, matéria enviada, ditando palavra a palavra, resolvi pernoitar e voltar de ônibus.
Foto Vilhena 1975, o Hotel do Gustão com dois andares em primeiro plano, a seguir a BR-364 ainda sem asfalto e ao fundo a pista de pouso da cidade. (F. Acervo João Paulo das Virgens/Saudosismo Portovelhense)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri