Quarta-feira, 22 de março de 2023 - 06h10
RONDÔNIA
1982 – O PT instalau mais dois diretórios, em Pimenta Bueno e Colorado, de olho na primeira eleição do Estado.
1985 – O PMDB confirmou: o deputado Angelo Angelin será o candidato da coligação com o PFL, a governador tampão.
1989 – O professor Luiz Santos, da Unir, critica a contratação de técnicos da USP para fazer o planejamento urbano de Porto Velho.
1991 – Uma semana depois de empossado o governador Osvaldo Piana começa a botar em dia o pagamento de atrasados dos servidores estaduais.
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Água,
Católicos celebram Santa Lia, São Paulo de Narbonne
BRASIL
1833 — Império do Brasil: a Revolta do Ano da Fumaça foi um conflito regencial que aconteceu em Ouro Preto. 1941 – Com o Brasil neutro, um submarino nazista ataca o cargueiro Taubaté, iniciando os ataques contra barcos brasileiros, matando mais de mil pessoas. 1945 – Nasce Jorge Bem Jor, um dos grandes nomes da MPB .
MUNDO
2001 – Morre William Hanna (n. 1910), um dos criadores de animações como Tom & Jerry, Os Flintstones, Scooby-Doo e Zé Colméia. 1995 — O cosmonauta Valeri Polyakov (URSS) retorna à Terra após estabelecer o recorde de 438 dias no espaço. 1935 — Com transmissão via antena no alto da Torre de 1º programa regular de TV. 1963 - Os Beatles lançam seu 1º disco, "Please, Please Me".
FOTO DO DIA
Áureo Bringel de Mello, autor do projeto de mudança do nome do Território Federal do Guaporé para Rondônia, é um dos personagens que, como disse o historiador Francisco Matias acabam deixados de lado na nossa História.
Nascido em 1924 em Santo Antônio (*), MT e a partir de 1943 Rondônia, segundo Matias por perseguições geradas de desavenças políticas entre seu pai e o cacique Aluízio Ferreira, se transferiu com a família para Manaus. Foi deputado estadual (AM) e federal (AM e Guanabara), Senador (AM), constituinte de 1988.
Como Deputado federal pelo Amazonas, na legislatura 1955/59, em 1956 Áureo Melo apresenta projeto – escrito em parceria com o deputado federal do Guaporé Joaquim Vicente Rondon, a Lei 2.731/56, assinada pelo presidente JK, mudando o nome do Território, de “Guaporé” para “Rondônia”.
(*) Áureo Melo (foto), conforme o pesquisador Aldenir Courinos, nasceu na vila de Abunã, mas àquela altura parte do município de Santo Antônio.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri