Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 22 de março de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 22 de março de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – Comerciantes de Guajará-Mirim se cotizam para ajudar várias famílias, cujas casas foram destruídas por um incêndio, bem na zona central da cidade.

1985 – O PMDB confirma: o deputado Angelo Angelin é o nome da coligação com o PFL, a governador tampão. OBS: Conseguiu: Angelin substituiu Jorge Teixeira.

1989 – O professor Luiz Santos, da Unir, critica a contratação de um grupo de técnicos da USP para fazer o planejamento urbano de Porto Velho.

1991 – Uma semana depois de empossado, o governador Osvaldo Piana começa a botar em dia o pagamento de atrasados dos servidores estaduais. 

1991 – 1) A greve dos ônibus impediu que muitos funcionários estaduais recebessem seus salários. 2) O Sinjur não concorda em desbloquear 1 bi, recursos para pagar salários dos trabalhadores da Justiça.

HOJE É

Dia Mundial da Água.

Católicos celebram Santa Lia, São Paulo de Narbonne, São Zacarias, 

BRASIL — 

Em 1833 - Império do Brasil: a Revolta do Ano da Fumaça foi um conflito regencial que aconteceu em Ouro Preto. 1941 – O Navio Taubaté é o 1º dos 35 navio brasileiro atacado por alemães, o que causou mais de 1 mil mortes.

MUNDO

1992 - Declaração Universal dos Direitos da Água (ONU). 1935 — O 1º programa de TV no mundo é transmitido pela TV, em Berlim. 1963 — Sai o 1º álbum dos Beatles, “Please Me”. 

FOTO DO DIA

UM PASSEIO NA HISTÓRIA

Ex- bancário do Basa, radioamador e (parodiando o historiador Francisco Matias), “a boa fonte quando se quer mergulhar na história do Território”, assim é um dos meus consultores quando busco informação para esta coluna.

Falo de Aldenir Courinos, sempre disposto a pesquisar, a escrever, tirar dúvidas e, se houver dúvida, esse nascido em Presidente Marques (Abunã), mais tarde liga com a informação. Disso tenho-me valido.

A história de família por aqui começa com o jovem cretense João Courinos, em busca de aventura deixou a ilha grega e se instalou, em 1908, num ramal em Presidente Marques, fornecendo dormentes para a Madeira-Mamoré.

Depois montou “um engenho de cana de açúcar e seus derivados, movido a tração animal”. Morando há muitos anos em Porto Velho, o neto Aldenir Courinos (FOTO) não esquece suas raízes, plantadas pelo avô grego que veio ajudar construir a Madeira-Mamoré.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025

RONDÔNIA1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne, e a Superintendência (Prefeitura

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)