Terça-feira, 23 de maio de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1918 – Uma comissão do Ministério da Viação está em Porto Velho e segue até Guajará-Mirim, para fazer a medição final do traçado da ferrovia Madeira-Mamoré.
1947 – O prefeito Flamínio Albuquerque e o governador Frederico Trota inauguram o 1º trecho pavimentado da Avenida 7 de Setembro, entre ruas Prudente de Moraes e José de Alencar.
1954 – O governo do Território compra toneladas de “carne verde”, para abastecer Porto Velho e Guajará-Mirim (“carne verde” à época designava a carne de gado).
1985 – Três mil famílias já demarcaram terrenos, em mega invasão no loteamento “Jardim Eldorado”, em Porto Velho (originou a atual Zona Sul).
1991 – Em Rondônia só funcionários da Caerd, Unir, Embrapa e Ministério da Agricultura aderiram à “greve geral” promovida pela CGU, CUT e Contag. Demais serviços funcionaram normalmente.
COMEMORA-SE
Dia Internacional das Comunicações Sociais. Dia Internacional para Acabar com a Fístula Obstétrica, Dia Mundial da Tartaruga .
Católicos celebram São João Batista de Rossi
BRASIL
1789 — Prisão de Tomás Antônio Gonzaga pela participação na Inconfidência Mineira. 1865 — Nasce Epitácio Pessoa (m. 1942),11º presidente brasileiro. 1928 — O presidente Washington Luís foi baleado no hotel Copacabana Palace.
MUNDO
1929 – É lançada a primeira animação falada de Mickey Mouse. 1995 — Liberada a primeira versão da linguagem de programação Java. 2017 — Morre Roger Moore (n. 1927), o 1º ator a interpretar o personagem James Bond no cinema.
FOTO DO DIA
VILHENA, ONDE RONDÔNIA COMEÇOU
Em 1907, quando implantou a linha telegráfica Cuiabá/Porto Velho, Candido Rondon instalou o 1º posto telegráfico no local no meio do nada que denominou “Vilhena”, então MT, que em 1943 foi integrado ao Território do Guaporé, e em 1960, quando o presidente Juscelino Kubistcheck mandou construir a BR-364, Vilhena passou a ser a “porta de entrada” para a Amazônia Ocidental.
Conheci Vilhena em 1975 numa reportagem sobre um cidadão que dizia ter sido sequestrado por um disco-voador e fora deixado ali, onde iniciei meu aprendizado sobre Rondônia. Voltei lá várias vezes, inclusive na instalação do município (FOTO), em novembro de 1977, a festa mais organizada e bonita das cinco que estive presente naqueles 10 dias, até em razão do Sol nos dar o “ar de sua graça”.
Trabalheira mesmo, além dos grupos de cada cidade que organizaram as cinco festas – Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, foi da comissão responsável pela organização dos eventos, designada pelo governador Humberto Guedes, presidida pelo advogado Amadeu Machado, o diretor de Administração da prefeitura de Porto Velho Chiquilito Erse, e os jornalistas Jussara Gotlieb e Jorge Sarrafe dos Santos.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri