Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 07h15
RONDÔNIA
1919 – O Horto Municipal, instalado em 1915, com dezenas de árvores plantadas, está sendo destruído por vândalos.
1921 – A dependência amazônica da economia pela produção da borracha prejudica Porto Velho, garante o jornalista Álvaro Maia, cobrando, também, apoio para a EFMM. Entre 1.1.1922 a 10.12. 23 ele foi prefeito de Porto Velho.
1951 – Criado em 1942, o Aeroclube de Porto Velho realiza uma série de atividades, incluindo voos panorâmicos pilotados por seus ex-alunos.
1976 – Em 2º mandato, o deputado federal Jerônimo Santana nega que só saiba criticar, citando ter 2 projetos que considera de altos níveis, em fase final de montagem, mas não citou suas áreas.
1984 – Por falta de incentivos e correção de preços, a produção da borracha natural na Amazônia está condenada, denuncia o deputado federal (RO) Chiquilito Erse.
24 – 1989 – O presidente da Assembleia Legislativa deputado Osvaldo Piana levou à secretária de Planejamento, Janilene Melo, as queixas de aposentados na demora de receberem seus salários.
HOJE É
Dia Nacional da Família na Escola. Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Dia Internacional do Milho. Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Dia Mundial da Medicina Veterinária.
Católicos celebram Festa da Conversão de Santo Agostinho, Santas Maria Cleófas e Salomé, Santa Maria Isabel Hesselblad, São Fidélis de Sigmaringa,
BRASIL
1992 — Nasce Rafaela Silva, a 1ª brasileira campeã mundial e Olímpica (1916) de Judô. 1982 — Morre Sérgio Buarque de Holanda (n. 1902), historiado e escritor brasileirn.
MUNDO
1914 — Apresentado à Sociedade de Física Alemã um pilar da mecânica quântica feito por Franck-Hertz. 1967 — O cosmonauta Vladimir Komarov (n. 1927), URSS, torna-se o 1º ser humano a morrer em missão espacial. 2005 – O alemão Joseph Aloisius Ratzinger (n. 1927) torna-se o 265º papa da Católico, papa Bento XVI.
FOTO DO DIA
Como em Porto Velho, onde já existiam 2 “clíperes”, pontos de encontro para moradores da cidade, especialmente notívagos, em 1948 Guajará-Mirim, então em torno de 10 mil habitantes (*), ganhou um ambiente similar.
A cidade festejou a inauguração de um bar em plena via pública, o “Cliper do Pascoal”, que funcionaria até 24 horas direto, dependendo do movimento.
Construído em frente ao Hotel Guajará na Presidente Dutra com a Leopoldo de Matos, o Cliper do “Pascoal” era, como os de Porto Velho (do “João Barril” e o da “Casa das Canetas”), local onde se sabia das novidades da cidade.
O Cliper do “Pascoal” abria pela manhã, sendo mais procurado na hora do happy hour. Em tempo de eleição, o clima esquentava, entre “cutubas”, de Aluízio Ferreira e “peles-curtas” do ex-governador Joaquim Rondon e, depois, do médico Renato Medeiros.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025
RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de abril de 2025
RONDÔNIA1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne, e a Superintendência (Prefeitura