Domingo, 26 de julho de 2020 - 10h13

Em 1922 – A localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio do Madeira. 1924 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira foge do Forte de Óbidos (PA), onde liderou uma revolta, localizando-se a seguir no Rio Guaporé (RO) e depois tornando-se primeiro governador do Território do Guaporé, Rondônia a partir de 1956.
COMEMORA-SE: Dia dos Avós. Dia Nacional Antidrogas. Dia do Arqueólogo. Dia da Imprensa Espírita. Católicos lembram São Joaquim e Santa Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria, avós de Jesus.
FATOS: 1791 — Nasce Franz Xaver Wolfgang Mozart, compositor austríaco. 1887 — Lançado o Primeiro Livro de Esperanto por Ludwik Lejzer Zamenhof, com o pseudônimo Dr. Esperanto em russo. 1889 — Morre Tobias Barreto de Meneses, escritor brasileiro, professor de Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Castro Alves 1930 – Morre João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Paraíba. A morte de João Pessoa serviu de estopim para desencadear a Revolução de 1930. 1941 — Segunda Guerra Mundial: em resposta à ocupação japonesa da Indochina Francesa, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e os Países Baixos congelam todos os ativos japoneses e cortam as remessas de petróleo. 1942 — O bombardeio do navio mercante brasileiro Tamandaré por um submarino alemão faz o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial. 1953 — Guerra Fria: Fidel Castro lidera um ataque fracassado ao quartel Moncada, iniciando a Revolução Cubana. 1989 — Robert Tappan Morris, estudante da Universidade Cornell (EUA), torna-se a primeira pessoa a ser processada pela Lei de Fraude e Abuso de Informática. 2016 — Hillary Clinton torna-se a primeira mulher a ser indicada a concorrer à presidência dos EUA, pelos Democratas.
FOTO DO DIA: Localizado a mais de 700 KM por via rodoviária desde Porto Velho, capital de Rondônia, o município de Costa Marques, à margem do Rio Guaporé na fronteira com a Bolívia, é sede de uma das grandes obras da engenharia militar portuguesa no Brasil, o Real Forte do Príncipe da Beira, e também onde fica a sede da Irmandade do Senhor do Divino Espírito Santo, certamente a mais longa procissão fluvial do mundo, que começa no domingo de Páscoa e se encerra no domingo de Pentecostes, visitando 50 cidades de localidades brasileiras e bolivianas naquele rio.
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)