Quinta-feira, 27 de julho de 2023 - 06h04

RONDÔNIA
1947 – 1) O Rotary Clube (PVh) propõe construir um hospital exclusivo para tuberculosos. 2) A direção do Hospital São José anuncia: atenderá a seringueiros, só se solicitado pelos seringalistas.
1982 – O governador Jorge Teixeira deu início ontem às atividades do Banco de Rondônia, com capital inicial de 1 bi de cruzeiros e inicia dentro de 4 dias a venda de ações.
1984 – Ao fazer reportagem para a rádio Eldorado, sobre envolvimento de policiais em crimes o jornalista Dalto di Franco foi vítima de estrangulamento pelo delegado Jandir Lacerda.
1986 – Em Ariquemes, a venda de um porco acabou na descoberta de um derrame der notas falsas na cidade, conforme a delegacia de polícias local.
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Dia do Pediatra. Dia Nacional do Motociclista. Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.
Católicos celebram São Pantaleão de Nicomédia, São Celestino I. São Simeão “o Velho”. São Clemente de Ochrida, “o Búlgaro.
BRASIL
1792 — Nasce Maria Quitéria (m. 1853), heroína da Guerra da Independência, a 1ª mulher soldado no Brasil e em 1823 a 1ª a entrar em combate.
MUNDO
1921 — Os cientistas Banting e Best (CAN) isolam a insulina, o que permite o controle do diabetes. 1824 – Nasce o escritor Alexandre Dumas, filho (m. 1895), autor de “Damas das Camélias”. 1938 — O personagem Pernalonga fez sua estreia no mundo da animação.
FOTO DO DIA
1974/1975 – Vista do 1º distrito de Vila Rondônia, em 1977 Ji-Paraná, cujos primeiros nomes foram Urupá e Presidente Penna, e que, desde o início da ocupação, por seringueiros e garimpeiros, sempre foi, como até agora, a principal urbe da região.
Ao fundo, na foto, sobre o Rio Machado, a primeira ponte interligando os dois distritos na passagem da rodovia BR-364. O outro lado do rio era conhecido por Vila Jotão, um caminhoneiro que se instalou no local e que em 1982 foi o primeiro prefeito eleito do município.
Em primeiro Plano a estação telegráfica construída à época do Marechal Rondon (atual Museu das Comunicações), tendo à esquerda o ponto de ônibus localizado em frente onde era a feirinha, espaço onde fica agora o teatro Marco Zero.
Quase na beira do rio, de propriedade do comerciante Walmar Meira, uma casa branca, em alvenaria, que se destaca na paisagem. Originalmente era toda coberta de palha, em estrutura de madeira paxiúba, um tipo de palmeira muito usada em construções rústicas na região. Essa primeira casa foi substituída, pelos herdeiros, pela que está na foto.
(Foto e informações do jornalista e historiador Roberto Gutierrez)
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)