Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 28 de abril de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 28 de abril de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1946 – Em nota afixada em locais de Porto Velho, a família do tenente-engenheiro (EB) Fernando Gomes Oliveira, desaparecido há um ano na região da cachoeira do Samuel, faz campanha pedindo informações sobre o oficial.

1981 – Colunista Roberto Vieira anunciando para maio a vinda dos campeões dos desfiles de fantasia dos grandes carnavais, no clube de oficiais do BEC.  

1987 - Com palestras e vídeos de trabalho de seus técnicos, a Embrapa comemorou o seu 11º ano em Rondônia, com destaque a experimentos nas áreas de pastagens e uso de búfalos de tração em terra firme. 

1991 – No Encontro Nacional de Jornalistas, em Brasília, os delegados do Sindicato da Rondônia, Bosco Gouvea e João Tavares, defendem que os registros profissionais continuem sob responsabilidade dos sindicatos. 


COMEMORA-SE

Dia Internacional da Educação, Dia Nacional da Caatinga, Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, Dia da Sogra, 

Católicos celebram São Luís Maria Montfort, São Agapito

BRASIL

1865 — Nasce Vital Brazil (m. 1950), pioneiro na fabricação de soro antiofídico. 1842 — Nasce Gastão de Orléans, o Conde d'Eu (m. 1922), marido da Prioncesa Isabel. 1927 — O brasileiro João Ribeiro de Barros, no comando do  hidroavião Jahu, inicia a pioneira travessia do Atlântico, de Las |Palmas (ESP) a Recife.

MUNDO

1932 — Anunciada, para humanos, uma vacina contra a febre amarela. 1253 — Nichiren Daishonin, monge budista japonês, recita pela primeira vez o Namu-myoho-rengue-kyo e diz ser a essência do budismo 2003 - Primeira missão a levar um turista à órbita terrestre, o empresário (EUA) Dennis Tito

FOTO DO DIA

Década de 1950, dia da Independência, o desfile vindo da Praça Rondon, “subindo” a Avenida Presidente Dutra, para pegar à direita e passar em frente ao Palácio Presidente Vargas, sede do governo do Território, sob o sol típico de setembro em Porto Velho.


É possível verificar, na parte de baixo, uma viatura vermelha do Corpo de Bombeiros com dois soldados de pé na carroceria, já passando em frente ao “Presidente Vargas” (de onde foi feita a foto), a seguir a 3ª Companhia do Exército e, ao fundo, todos de branco, o grupamento do colégio “Dom Bosco”. No registro aparece em primeiro plano o então Mercado Público, a partir de 2009 “Mercado Cultural”.

O atual Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia inicia em 1952, quando o Governador Petrônio Barcelos designou os funcionários Esron Penha de Menezes e Donizete Dantas para o Curso de Bombeiros Técnicos no Rio de Janeiro. Em 1957 o governador Jayme Araújo dos Santos (Decreto Territorial nº. 331), cria o Corpo de Bombeiros do Território. Mais em https://rondonia.ro.gov.br/cbm/sobre/historico/.

(F. Anderson Leno colorizada por Luís Claro)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)