Terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 - 06h10
1943 – A II Guerra Mundial chega a Porto Velho: Comerciantes chamados a recolherem suas cotas de 1943 de “Contribuição Compulsória de Guerra” (AM).
1983 - A Assembleia Constituinte é desmembrada em 5 comissões técnicas, para a elaboração da primeira Carta Estadual.
1987 – Nota da Assembleia Legislativa confirma para amanhã, apesar de domingo, a abertura do ano legislativo.
2011 – Falece em Porto Velho o carnavalesco Manoel Costa de Mendonça, o Manelão, criador e “general” da Banda do Vai Quem Quer.
COMEMORA-SE
Dia Mundial da Doença Rara. Dia Mundial da Doença Rara. Dia Mundial de combate a LER/DORT.
Católicos lembram São Romão, São Lupicínio, São Hilário Papa.
BRASIL
1854 — No Rio de Janeiro, o 1º desfile de carros alegóricos, puxados por animais. 1935 — Morre Chiquinha Gonzaga, compositora da 1ª marchinha de carnaval “Ó Abre Alas” e a 1ª mulher brasileira a reger uma orquestra.
MUNDO
1912 – O capitão Albert Perry (EUA) realiza o 1º salto de paraquedas de um avião. 1914 – Carlitos, personagem símbolo de Charles Chaplin, aparece no cinema pela 1ª vez. Em 2013 – Alegando saúde fraca, renuncia o papa Bento XVI.
FOTO DO DIA
EXPULSO DO PALANQUE
Jerônimo Santana, PMDB, derrotado em 1982 na eleição ao Senado e Chiquilito Erse, PFL, deputado federal, disputavam a prefeitura de Porto Velho em 1985, a primeira vez desde 1926 que se elegeria o prefeito.
Último comício da campanha, a eleição daí a dois dias, 15 de novembro.
Comício do PMDB encerrando a campanha.
O apresentador de palanque era um conhecido e badalado radialista e, como seus similares, ao anunciar a fala do Jerônimo floreia, garante que com ele eleito tudo vai ser muito melhor etc.
O cara repete o que Santana dissera muitas vezes em campanha, tipo “Fotografem os buracos da cidade por que vou acabar com eles”, aí o candidato fala e ao final, repassa o microfone para o apresentador encerrar.
Mas nem o deixaram encerrar: o cara foi expulso. Até hoje não se sabe se ele errou, se foi o subconsciente que ditou sua preferência ou se foi pago para dizer a chamada.
Rememorando: O comício era do PMDB, candidato Jerônimo Santana (foto), o número 15 contra Chiquilito o 25. A eleição era dia 15 e olha a frase e gerou a expulsão:
“Não esqueça: dia 15, votem no 25”.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri