Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 28 de outubro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 28 de outubro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1941 – O tenente Emiliano de Melo Sampaio instala em Porto Velho a agência da Capitania dos Portos, até então sediada em Guajará-Mirim.

1956 – Confirmado o réveillon no Porto Velho Hotel, com carnaval a partir da zero hora e traje à rigor de “damas e cavalheiros”.

1960 – Depois de 60 dias de viagem, chega a Porto Velho a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram pela BR-29 desde São Paulo, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, Seu Dudu.

1967 - A Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia, Savir, denuncia que a Vila está abandonada: não tem luz elétrica, a escola é da igreja católica, só há 1 policial para quase 5 mil moradores e o atendimento é feito “por patriotismo do 5º BEC”.

1988 – O coronel PM Walnir Ferro assume o complexo penitenciário “Ênio Pinheiro”, em Porto Velho, onde as fugas e a violência são constantes.

1990 – Um santuário ecológico que começava em 1990 a chamar a atenção de turistas e amantes da natureza dentro do Estado de Rondônia, o Vale do Guaporé. VER EM “FOTO DO DIA”. (AM ed 20.759 – pág 12º)   

HOJE É

Dia do Salva-Vidas. Dia da Marinha Mercante Brasileira. Dia Nacional do Petroquímico. Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. 

Católicos celebram os Santos Inocentes, São Teonas,  

BRASIL

1882 – No seringal “Volta da Empresa” é instalada a futura cidade de Rio Branco (AC). 1558 – Chega a Salvador Mém de Sá (1498/1572), o 3º governador-geral do Brasil. 1980 – O presidente Fernando Color assina a lei 8.080, base do surgimento do SUS.

MUNDO

1993 – O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel. 1895 - Os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual.

FOTO DO DIA

O SANTUÁRIO ECOLÓGICO

“Um imenso santuário ecológico”. Assim o jornalista Edmar Coelho inicia a reportagem especial sobre o Vale do Guaporé, na edição do dia 28/12/90, lembrando a falta de projetos voltados para a regi]ao. 

Conhecedor da região e apaixonado por ela, Edmar destaca todos os atrativos que o visitante daquele imenso caudal negro – que mais adiante toma a cor amarelada com a mistura das águas do Rio Guaporé com o Mamoré, incluindo o Real Forte do Príncipe da Beira.

O texto lembra ainda do esforço de preservação da natureza e de seus costumes, como a Festa do Senhor do Divino Espírito Santo, existente desde 1.894, onde acontece a maior procissão fluvial do mundo.

Implantado em 1976 pelo secretário Edgar Cordeiro, como forma de preservar e incentivar a criação de tartarugas, o projeto é mostrado, agora com participação direta de moradores da região.

A reportagem também tem queixas, com a chegada de madeireiros e outras pessoas sem a preocupação com o ambiente natural da região.

ERRATA: A data certa do início da Guerra do Praguai foi 1864 e não 1964.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)