Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 29 DE JULHO! BOM DIA! RONDÔNIA


O DIA NA HISTÓRIA - 29 DE JULHO! BOM DIA! RONDÔNIA - Gente de Opinião

Em 1945 – O tenente-engenheiro Fernando Gomes de Oliveira, comandando o grupamento avançado da 2º Companhia Independente Rodoviária do Exército, desaparece na região da localidade de São Pedro. Suposições de assassinato a mando de terceiros, de sequestro por índios, de ataque de sucuri, de onça, de loucura etc. 1982 – O presidente João Figueiredo inaugura o aeroporto de Vilhena.

COMEMORA-SE: Dia do Batom. Dia da Identificação. Católicos lembram Santa Marta, Santa Beatriz, São  Félix,  São Lázaro.

FATOS: 1805 — Nasce Alexis de Tocqueville, historiador e cientista político francês 1818 — O físico francês Augustin Jean Fresnel o "Memoir on the Diffraction of Light", justamente pela extensão limitada à qual a luz se espalha nas sombras. 1836 — Inauguração do Arco do Triunfo, em Paris, obra iniciada em 1806. Em 1846 – Nasce Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança, a  Princesa Isabel, apelidada de "a Redentora", porque assinou a Lei Áurea libertando os escravos, filha do imperador Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina. 1925 - Fundação do jornal O Globo. 1948 — Após um hiato de 12 anos causado pela II Guerra Mundial, acontecem os Jogos Olímpicos, em Londres. 1958 — Os Estados Unido cria a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).  1975 — A Organização dos Estados Americanos revoga o embargo imposto a Cuba em 1964. 1965 - Lançamento do filme Help! pelo grupo The Beatles. 1979 — Norre Herbert Marcuse, filósofo alemão   1986 — Argentina e Brasil, José Sarney, firmam os acordos econômicos de integração mútua, base da criação do Mercosul. 2005 — Astrônomos anunciam a descoberta do planeta anão Éris. 2015 — Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10. 

FOTO DO DIA: Lua sobre o Rio Amazonas, na região de Macapá (AP). Escondida por algumas  nuvens, ainda assim o chamado “satélite único da Terra” mostra a beleza de sua luminosidade inspiradora de poetas, enamorados e sonhadores; e ainda faz um espetacular reflexo sobre a placidez formada pela leve ondulação do espelho onde se reflete nas águas do grande rio.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.1949 – 1 - Fracassa nova expedição para en

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.1940 – O go

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)