Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 29 de março de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 29 de março de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1925 – Toda região do Guaporé/Mamoré está debaixo d’água, com perdas totais da agricultura.

1951 – O prefeito Floriano Riva muda os dias e locais da feira livre, agora 4ª e sábado, ao lado da usina de luz.

1965 – João Carlos Mader assume o governo de Rondônia, o 20º desde a criação do Território.

1981 – 1) Supostos donos do lote onde o governo pretende instalar a prefeitura de Ji-Paraná, pedem 150 milhões pelo terreno. 2) Em Cuiabá 1 kg de tomate é CR$ 35. Alegando frete aéreo, em Porto Velho custa CR$ 250.

1984 – Coordenado pelo deputado Angelo Angelin, a Assembleia Legislativa realiza seminário sobre o uso do solo rondoniense.

1988 – A pedido do reitor Álvaro Lustosa, a Polícia Militar isolou o prédio da Unir, onde estudantes mantém a greve, há 10 dias.

HOJE É

1549 – Criação da cidade de Salvador. 1693 – Criação da vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a partir de 1721 Curitiba. 

Católicos celebram 6ª feira da Semana Santa, Santo Eustásio de Nápoles, São Segundo de Asti, São Jonas, São Barachiso. Anglicanos celebram o presbítero John Keble, 

BRASIL

1907 —Nasce João de Barro (+ 2006), autor das letras de dezenas de músicas, incluindo o clássico “Carinhoso”. 2016 - Última edição do Jornal do Commercio (RJ). A primeira foi a 1º de outubro de 1827.

MUNDO

1886 — Wilhelm Steinitz vence Johannes Zukertort e é o 1º Campeão Mundial de Xadrez. 2004 — A Irlanda é o primeiro país no mundo a proibir o fumo nos locais de trabalho, bares e restaurantes.

FOTO DO DIA

A 1ª CONSTITUINTE (II)

A partir de fevereiro de 1983 os primeiros deputados estaduais eleitos em Rondônia (no ano anterior), assumiram duas tarefas difíceis, uma delas a de se entender com as normas de tratamento e de participação nas sessões. A outra de escrever a primeira Constituição do Estado.

O problema era mesmo a inexperiência. Escolhido presidente, o advogado jiparanaense José Bianco, anos depois confessaria à jornalista Mara Paraguassu: “Eu advogava em Vila Rondônia, depois Ji-Paraná. Eu não conhecia o poder público. Eu não tinha sido nada. Sequer tinha assistido uma reunião de parlamento.”(*)

“(tive) ... de aprender a lidar com os debates acalorados, foram muitos, com bons oradores naquela época, procurando dar liberdade “mas quando via que estava indo para o lado pessoal, para a agressão, eu intervia, com pedido de suspensão ou cortando o som.”  “Tive de aprender tudo muito rapidamente”. 

(*) https://www.mediapress.com.br/inedito-constituintes-de-83-aprovaram-autonomia-para-mp-de-rondonia-contrariando-teixeirao/

AMANHÃ: A 1ª CONSTITUINTE (III)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 3 de março de 2023 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 3 de março de 2023 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – Jovens de Porto Velho, sorteados para servir o Exército em Manaus, são homenageados, no embarque para aquela cidade. 1942 – Brasil e EU

O DIA NA HISTÓRIA 2 de março de 2025 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 2 de março de 2025 – BOM DIA!

RONDÔNIA1922 – Na única seção da eleição de presidente e vice da República, em Porto Velho: Nilo Peçanha 108 votos; Artur Bernardes 5. Vice –

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 de março de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 de março de 2025

RONDÔNIA1942 - A professora Aurélia Banfield, da 1ª turma normalista do colégio Auxiliadora, é nomeada para reativar a escola “Oswaldo Cruz”, em S

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)