Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 29 de outubro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 29 de outubro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

29 – 1942 – O Delegada de Ordem Política e Social do Amazonas determina que todos cidadãos italianos e alemães residentes neste Estado, se apresentem nas delegacia de polícia de cada município para identificação (AM – ed 2.651 – Pág 1)

1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé (FDR), presidida pelo médico Renato Medeiros. A FDR foi a 2ª entidade a coordenar o desporto em Porto Velho, a 1ª na década de 1920.

29 – 1955 – O Conselho Consultivo do Banco de Crédito da Amazônia aprovou proposta do representante do Território do Guaporé, Othon Sidou, isentando de impostos de venda e consignações a borracha produzida na Amazônia. (AM – ed 5001 – Pág 1)

29 – 1985 – Os advogados Abílio Nascimento e Wagner Andrade querem indenização do governo para os filhos de Fátima Fernandes, funcionária da SSP, morta durante um tiroteio entre 2 delegados na Secretaria de Segurança. (AM – ed16.799 – Pág 1 e 3)

29 – 1990 – Nenhuma igreja católica da prelazia de Porto Velho cantará qualquer música, em protesto contra a onda de violência contra moradores da região. (ED.20708- Pág  4)

HOJE É

Dia nacional do livro. Dia Mundial da Psoríase. Dia nacional da prevenção da lavagem de dinheiro. Dia Nacional do AVC.

Católicos celebram Santos Jacinto, Feliciano e Lúcio – mártires, São Narciso.

BRASIL

1810 - 1810 — Fundada, por D. João VI, a Real Biblioteca, hoje Biblioteca Nacional do Brasil, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil.  1945 – Ministros militares do governo depõem o presidente Getúlio Vargas, acaba o Estado Novo. 

MUNDO

539 a.C. — Ciro, o fundador do Império Persa, entra na capital da Babilônia e permite que os judeus retornem à sua terra.  1929 – A Bolsa de Nova Yiork “quebra”; começa a Grande Depressão. 2015 — Após 35 anos a China anuncia o fim da política do filho único. 

FOTO DO DIA
QUEBRA-QUEBRA EM CACOAL (II)
Do protesto válido e com muita razão à anarquia generalizada foi apenas um passo a mais. Assim caminhou o movimento, cobrando do governo do Estado e da Centrais Elétricas de Rondônia a geração e distribuição de luz, que ocorreu em outubro de 1983 em Cacoal.
Os jornais da capital destacaram o clima de “guerra” nas ruas da “Capital do Café” e, conforme o jornal “Tribuna Popular”, o prefeito Josino Brito teve de se refugiar no quartel da Polícia Militar, onde ficou até chegar reforços policiais vindos de outros municípios.
Em 1984, lembrando o acontecimento, o jornal destacou, em uma página inteira, tanto o ambiente gerado pela falta de energia elétrica, prejudicando a economia e o dia a dia da população, mas historiando também a ocorrência.
No meio de todo esse problema, mesmo garantindo que não estava na cidade quando o fato aconteceu, ao buscar informações no quartel da PM, o jornalista Adair Perin, diretor da “Tribuna”, foi preso, uma história que ele relembrará amanhã.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 3 de março de 2023 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 3 de março de 2023 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – Jovens de Porto Velho, sorteados para servir o Exército em Manaus, são homenageados, no embarque para aquela cidade. 1942 – Brasil e EU

O DIA NA HISTÓRIA 2 de março de 2025 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 2 de março de 2025 – BOM DIA!

RONDÔNIA1922 – Na única seção da eleição de presidente e vice da República, em Porto Velho: Nilo Peçanha 108 votos; Artur Bernardes 5. Vice –

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 de março de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 de março de 2025

RONDÔNIA1942 - A professora Aurélia Banfield, da 1ª turma normalista do colégio Auxiliadora, é nomeada para reativar a escola “Oswaldo Cruz”, em S

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho

O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)