Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 3 de fevereiro de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 3 de fevereiro de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1911 – Chega a Santo Antônio o navio “Satélite”, despejando na cidade mais de 200 homens e 44 mulheres, todos considerados “desajustados sociais” e por isso exilados pelo governo federal.

1918 – Toma posse a nova diretoria do “The Porto Velho Boys Dramatic Association”, tendo como presidente Mr. A. C. McSwen.

1976 - Ainda sem números definitivos, o delegado da Receita Federal em Rondônia, Sebastião Santos, anunciou que a arrecadação de 1975 superou muito à do ano anterior. 

1982 – Explode o quartel da Polícia Militar em Cacoal, deixando 11 mortos, sendo um civil. 

1983 – Deputados constituintes aprovam o primeiro documento da Assembleia rondoniense, estabelecendo as responsabilidades dentre os membros.

1991 – O governador Osvaldo Piana admite: vai encontrar só destroços, quando assumir, e fez apelo ao presidente Fernando Collor que não decrete intervenção do Banco Central no Beron.

HOJE É

Dia da Navegação do Rio São Francisco.

Católicos celebram São Anscário (Oscar), São Brás, 

BRASIL

1945 -Entra em cartaz o filme "Você já foi à Bahia?", com os personagens Pato Donald e Zé Carioca. 1984 – Três terroristas sequestram o avião da Cruzeiro do Sul (Rio/Manaus) e querem ir para Cuba. 2023 — O porta-aviões São Paulo, é afundado no oceano Atlântico.

MUNDO

1456 – Morre de Johannes Gutenberg (n. 1400) - considerado o “Pai da Imprensa”. 1959 — A morte de Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper, na queda de um avião, transforma a data em “O dia em que a música morreu”. 

FOTO DO DIA

SANTO ANTÔNIO, E O “SATÉLITE”

Quarenta dias depois de zarpar do Rio de Janeiro, o navio “Satélite” chega ao seu destino final: Santo Antônio do Rio Madeira. Seria apenas mais uma embarcação a chegar ali, mas sua carga diferente. 

Em seus porões mais de 200 pessoas seriam transferidas para a terra, em realidade eram em grande parte marinheiros que participaram, de 22 a 25 de novembro passado, da Revolta da Chibata.

Fato ocorrido quando marinheiros se voltaram contra a maneira como eram tratados nos navios, foram anistiados e dois dias depois traídos por quem os anistiara, o marechal Floriano Peixoto, presidente da República.

Presos, seus destinos foram diversos. O comandante do “Satélite”, Carlos Alberto Storry não tinha autoridade sobre os presos, estes sob ordens de dois oficiais do exército (). No desembarque do “Satélite”, além de 200 homens entregues à Comissão Rondon havia um grupo de mulheres ().

(F. João Cândido, o “Almirante Negro”, líder da revolta da Chibata – ao fundo o navio “Minas Gerais”, onde ele comandou a rebelião – F. Reprodução)

(*) “Enganos da Nossa História”, Antônio Cândido da Silva.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)