Domingo, 3 de setembro de 2023 - 06h10
RONDÔNIA
1953 – Em visitação a todas as capitais do país, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está em Porto Velho, no colégio Auxiliadora e levada às enfermarias do hospital São José.
1925 – Definida a eleição no Amazonas, para Superintendentes (prefeitos) e Intendentes (vereadores), dia 20 de dezembro.
1950 – Candidato à reeleição, o deputado federal Aluízio Ferreira vai concorrer na “Coligação Democrática do Guaporé” (PTB, PST, PRP, UDN e PSD).
1982 – O Conselho Federal de Educação aprova o Estatuto da Universidade Federal/RO, faltando só a assinatura da ministra Ester Ferraz e a publicação no D.O. da União
1987 – Confirmado o I Encontro de Jornalistas de Rondônia, promoção do Sindicato da categoria. O presidente Paulo Queiroz anuncia mais de 100 inscrições.
COMEMORE
Dia Nacional do Biólogo, Dia Nacional do Guarda Civil,
Católicos celebram São Gregório Magno,
BRASIL
1759 — Por ordem do Marquês de Pombal os jesuítas são expulsos da colônia. 1965 - Inauguração do Museu da Imagem e do Som (RJ).
MUNDO
1803 – Nasce Prudence Candall (m. 1889), que fundou a 1ª escola multirracial nos EUA, e chegou a ser condenada por isso. 1939 — França, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália declaram guerra à Alemanha após a invasão da Polônia.
FOTO DO DIA
DE RO PARA O MUNDO
O prédio é da Teleron – Telecomunicações de Rondônia, empresa extinta há alguns anos, mas que prestou grandes serviços numa época muito difícil, em que as distâncias ficavam ainda maiores em razão das dificuldades de se comunicar.
Com milhares de pessoas chegando, atraídas pelo Eldorado rondoniense, depois de uma viagem mais que cansativa e difícil numa rodovia sem asfalto e que, a qualquer chuvisco ficava intransitável, para muitos o primeiro pensamento era dizer a quem ficou que já haviam chegado.
O prédio é da Teleron, em Jaru, fácil de reconhecer em razão da propaganda política da época, aparecendo bem, à esquerda, o nome do candidato do PMDB, Sidney Guerra, e à direita o candidato do PFL, Francinaldo, eleição de 1988 que Guerra venceu.
Era comum a fila dos que pretendiam telefonar, em qualquer posto da Teleron, o que podia levar muitas horas até conseguir ser chamado pela telefonista para falar com quem pretendia, e, enquanto isso, quem estava na espera aproveitava para conhecer os outros, tratar de negócios, para “matar o tempo”.
(F. Adelandio José Martion/Rondônia Minha Querida Rondônia)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri