Quarta-feira, 30 de agosto de 2023 - 06h05

RONDÔNIA
1919 – A prefeitura de Porto Velho concede à Madeira-Mamoré Railway Company “o direito de explorar nesta villa a energia elétrica nas suas variadas aplicações de luz e força”.
1951 – Baile de coroação da Rainha dos Estudantes do Guaporé, Rosália Assis, e das princesas Lenir Duarte e Vitória Sadeck, no Clube Internacional, promovida pela Associação dos Estudantes do Guaporé.
1994 – Inaugurada a primeira subestação da linha (linhão) de transmissão da hidrelétrica de Samuel para cidades da BR-364. A solenidade oficial foi em Ariquemes.
1967 – A Suframa, ainda em fase de instalação em Manaus, terá entrepostos em Porto Velho e Guajará-Mirim, anunciou o superintendente Floriano Pacheco ao governador Assumpção Cardoso.
1990 – A Associação Médica de Rondônia vai realizar em Guajará-Mirim o 4º Encontro Médico de Rondônia, e segundo o presidente da AMR, Aparício Carvalho, um dos temas será sobre as condições de trabalho na fronteira.
COMEMORE
Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados (ONU). Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
Católicos celebram São Cesário de Arles, São Pamáquio, São Félix, Santo Adauto
BRASIL
1875 – Acontece o Motim das Mulheres em Mossoró (RN). 2002 — O voo 4823 da Rico Linhas Aéreas cai na aproximação do Aeroporto Internacional de Rio Branco, matando 23 das 31 pessoas a bordo.
2011 — Fabiana Murer é campeã mundial no salto com vara.
MUNDO
70 — Tito termina o cerco de Jerusalém após destruir o Templo de Herodes. 1963 — Entra em operação a linha direta Moscou-Washington entre os líderes dos Estados Unidos e da União Soviética.
FOTO DO DIA
Uma decepção que tive, quando presidi a Academia de Letras de Rondônia (2010/2012), foi quando a Acler encaminhou documento à Seduc a respeito de um livro a respeito de fatos de interesse da educação estadual.
O trabalho, do acadêmico Cláudio Feitosa, tratava de informações históricas, toponímia, letras dos hinos municipais, a razão de ser de cada bandeira, material que a Acler entendeu ser importante a estudantes, professores e pesquisadores, mas a resposta foi seca, em síntese, “não há interesse”.
Outro trabalho, de autoria de outro membro da Acler, o ex-diretor do IBGE/RO, acadêmico Gerino Alves de Souza Filho, tratando de nomes e da razão de nomes de bairros e ruas de Porto Velho, merece atenção, pela riqueza de detalhes, pelas informações que, da maneira como está organizado, com certeza, nem a prefeitura tenha o conhecimento que a obra contém.
No caso de “Ruas de Porto Velho” (Toponímia) Gerino (FOTO) propõe a discussão sobre nominação de bairros, ruas que foram renomeadas, e até a absurda denominação de ruas do Jardim Ipanema, nominadas por um engenheiro a serviço da prefeitura, “nomes de sobrinhas e parentes”.
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)