Quinta-feira, 31 de agosto de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
1917 – O governador Pedro Alcântara Barcelar (AM) promulga a lei 900, elevando Porto Velho à condição de Comarca, desanexada de Humaitá.
1938 – Portaria do prefeito Salustiano Alves Correia estabelece as áreas urbana e suburbana da cidade de Santo Antônio (MT, a partir de 1945 anexada a Porto Velho).
1950 – O governador Joaquim de Araújo Lima autoriza abertura de crédito especial, de 40 mil cruzeiros, para reconstrução de casas destruídas pelo incêndio no dia 22 passado.
1971 – Instalada em Rondônia a Acar – Associação de Crédito e Assistência Rural - depois Emater.
1983 – Primeira eleição para prefeito de Guajará-Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste
COMEMORE
Dia do Nutricionista. Dia do Samba Rock. Dia Internacional do Blog. Dia do Outdoor.
Católicos celebram São Raimundo Nonato, São José de Arimateia, Aristides de Atenas e São Nicodemus.
BRASIL
1763 — A capital do Brasil transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. 1919 – Nasce Jakcson do Pandeiro (m.1982), patrono do Dia Nacional do Samba-rock. 2016 – Dilma Roussef é afastada do governo.
MUNDO
1535 — O papa Paulo III excomunga o rei inglês Henrique VIII, que funda a |greja. 1997 – A princesa Di morre em Paris.
FOTO DO DIA
ATER/EMATER EM RONDÔNIA
Desde os anos finais da década de 1960 uma série de medidas vinham sendo tomadas pelo governo federal para dar suporte às famílias que já começavam a chegar a Rondônia em busca do “eldorado”, mas o Território se ressentia de um órgão que desse o suporte necessário para aquelas famílias.
A 31 de agosto de 1971 é criada no Território a Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia, ACAR-RO (FOTO), passando por outras denominações até que em 2013, pela emenda constitucional aprovada pela Assembleia Legislativa estadual, Emenda Constitucional 084/2013, chega à denominação atual: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER-RO).
Esse novo órgão tem, dentre suas metas, “incentivar os produtores rurais familiares a produzir o seu próprio alimento e orientá-los na obtenção de melhores resultados da lavoura e da pecuária (*), sendo responsável pela execução das políticas públicas do governo estadual, desempenha papel fundamental em atividades multiplicadoras de renda e de bem-estar” dos aos quais assiste.
(*) http://www.emater.ro.gov.br/ematerro/hit
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri