Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 4 de novembro de 2023 – BOM DIA!


Foto: G1 - Gente de Opinião
Foto: G1

RONDÔNIA

1917 – O advogado Manoel Amaro Lopes Pereira é eleito intendente (prefeito) de Santo Antônio.

 1951 – A companhia Rádio Internacional do Brasil apresent projeto ao governador Petronio Barcelos, para instalar uma unidade de radiotelefonia em Porto Velho.

1968 – Constituída pelo governo do Território, a Centrais Elétricas de Rondônia, Ceron, substituiu o SAALFT- Serviço de Abastecimento de Água, Luz e Força do Território.

4 – 1984 – Em Rondônia é alto o número de eleitores que preferem a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República.

1986 – Milhares de títulos eleitorais “encalhados”, nas duas zonas da capital, a 11 dias da eleição geral, fazem com que os juízes eleitorais corram contra o tempo para entregar o documento. 

COMEMORE

Dia do Inventor.  Dia do Oficial da Reserva (R/2). Dia da Favela.

Católicos celebram São Carlos Borromeu, São Vital, São Agrícola, 

BRASIL

1924 — Criação da União dos Escoteiros do Brasil. 2003 — Morre Rachel de Queiroz (n. 1910), escritora, 1ª mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.  

MUNDO

1869 — É publicado o 1º número da revista científica Nature. 1939 — O primeiro carro com ar-condicionado é apresentado em Chicago. 1946 — A Unesco, [órgão da \ONU para a Educação e a Culgtur. é fundada.

FOTO DO DIA

O SOLDADO DA BELA ARTE

Há alguns anos os muros do clube “Boinas Verdes” passaram a ser  atração turística e histórica na “Pérola do Mamoré”, Guajará-Mirim, “a mais rondoniense das cidades rondonienses”, conforme poetas.

O autor da obra é o guajaramirense Luís Noza Santos, soldado em 2018, autorizado pelo comandante o coronel Fábio Pinheiro Lustosa, do 6º Batalhão de Infantaria e Selva, que denominou a obra-prima como "Um Passeio pela História do Brasil e do seu Exército" (*).

O gosto de Noza pelo traço, vem desde a infância, herança do pai, mas que Noza aprimorou e conseguiu contar, em seus desenhos, a história militar brasileira, as presenças nas guerras, como uma patrulha de “pracinhas” na Itália conturbada pela II Guerra Mundial, a proclamação da Independência, etc. 

 “As pessoas passam por aqui, olham os desenhos e sempre perguntam se eu sou daqui mesmo. Elas ficam impressionadas”, conta o artista (*).

A obra de Luís Noza é encontrada em frente à catedral de Nossa Senhora do Seringueiro.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)